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Fotografias antigas do principal aeroporto de Portugal

Veja mais fotografias do principal aeroporto de Portugal e do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. No centro, Duarte Pacheco, como ministro das Obras Públicas. E o Douglas DC3, o primeiro avião a aterrar no aeroporto de Lisboa, na Portela de Sacavém. 15 de outubro de 1942 [Fotografias do arquivo do Diário de Noticias - Direitos Reservados]
Obras nas artérias de acesso, construção da Rotunda no extremo da avenida Alferes Malheiro. 14 de setembro de 1938
Obras nas artérias de acesso, construção da Rotunda no extremo da avenida Alferes Malheiro. 14 de setembro de 1938
Obras nas artérias de acesso, construção da Rotunda no extremo da avenida Alferes Malheiro. 14 de setembro 1938
Inicio das obras no terreno da Quinta da Portela de Sacavém, sem nenhum edifício. 27 de agosto 1940
Máquinas industriais na construção do novo aeroporto de Lisboa, situado nos terrenos da Quinta da Portela de Sacavém. 27 de agosto de 1940
Trabalhadores com picaretas na construção do novo aeroporto de Lisboa, situado nos terrenos da Quinta da Portela de Sacavém. 27 de agosto de 1940
Visita dos membros das comissões políticas da União Nacional às obras da cidade. (Aeroporto de Lisboa). 15 de dezembro de 1940
As construções de acessos ao Aeroporto Terrestre da Portela. Obras da estrada de ligação a Sacavém. 08 de julho de 1941
O Ministro das Obras Públicas visita o aeroporto e sobrevoa a capital. Duarte Pacheco (à esquerda) junto às instalações da aero-gare ainda em obras. 15 de outubro de 1942
Avião Douglas DC3 da British Airways, que pertenceu anteriormente à KLM. O primeiro avião a aterrar no aeroporto de Lisboa, na Portela de Sacavém. 15 de outubro de 1942
Visita do presidente da República, ao novo aeroporto da Portela de Sacavém. Óscar Carmona (ao centro) com o ministro das obras públicas, Duarte Pacheco (à direita). 22 de outubro de 1942
Visita do presidente da República ao novo aeroporto da Portela de Sacavém. Óscar Carmona (2º à esquerda) com o ministro das obras públicas, Duarte Pacheco (3º à esquerda). 22 de outubro de 1942
O hidroavião ‘Clipper’, na sua 257ª viagem transatlântica, antes de chegar a Lisboa e pousar junto ao pontão de Cabo Ruivo. Wendell Wilkie, (2º da Esq) desembarca em Lisboa. 25 de janeiro de 1941
Chegada ao Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, em Lisboa, de várias personalidades norte-americanas. 16 de novembro de 1941
Partida do hidroavião gigante francês, Leonel de Marmier, do aeroporto de Cabo Ruivo, em Lisboa. 06 de março de 1946

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No início do século XX viajar não era fácil, nem estava ao alcance de todos. O aeroporto de Lisboa, hoje Humberto Delgado, veio alterar essa perceção. Um dos primeiros do país, tornou-se um importante centro cosmopolita. Mas lembra-se da antiga Quinta da Portela de Sacavém, do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo ou da construção do aeroporto terrestre? No caso de ser muito novo para ter memórias deste momento importante, fomos ao arquivo do Diário de Noticias para lhe mostrar como foi.

Já passaram mais de 100 anos desde a primeira vez que uma aeronave levantou voo em solo português. O avião não ultrapassou os 50 metros de altura, é verdade, mas alterou por completo a história da aviação em Portugal. Possivelmente desconhecido por muitos, o Campo Internacional de Aterragem foi o primeiro aeroporto internacional português. E funcionava no aeródromo do Complexo Militar de Alverca. Foi desativado em 1940 depois da inauguração do popular Aeroporto da Portela.

Mas durante a primeira metade do século XX, e antes da inauguração do aeroporto de Lisboa, a maioria dos voos transatlânticos eram realizados em hidroaviões. E a costa portuguesa era uma zona importante para o tráfego aéreo.

Em 1930, o Governo português decidiu substituir a antiga pista de aterragem de Alverca por dois aeroportos distintos – o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo e o Aeroporto Terrestre da Portela (atual Aeroporto Humberto Delgado). O primeiro foi construído na área sudoeste do que é hoje o Parque das Nações, em Cabo Ruivo, e o segundo na antiga Quinta da Portela de Sacavém, que pertencia ao político, militar e empresário Policarpo José Machado. Foram inaugurados, respetivamente, em 1939 e 1940.

Mas a ligação entre os dois aeroportos não era fácil. Para melhorar o transporte dos passageiros que faziam escalas entre os voos marítimos e os terrestres foi construída uma enorme estrada – a Avenida Entre Aeroportos, hoje conhecida como Avenida de Berlim.

Os terminais aéreos terrestres ganharam grande importância ao longo dos anos. No final da década de 1950, os voos em hidroaviões para o aeroporto marítimo de Cabo Ruivo terminaram e o espaço foi transformado na famosa Doca dos Olivais. Desde esse momento o espaço hoje conhecido por Aeroporto Humberto Delgado (antiga Portela) é o principal e mais antigo do país.

A construção iniciou-se em 1938, nos terrenos da antiga Quinta da Portela de Sacavém, e durou cerca de 2 anos. A inauguração dos voos comerciais e abertura do tráfego aéreo decorreu no dia 15 de outubro de 1942, com a visita do Presidente da República, Óscar Carmona, e o Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco.

Passados cerca de 80 anos, foram construídos novos aeroportos e a aviação portuguesa desenvolveu-se em grande escala. Nada melhor do que fazer uma viagem ao passado, e relembrar como foi o inicio da construção do aeroporto, na Quinta da Portela de Sacavém, e como era o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. Conheça todas as fotografias antigas do principal aeroporto de Portugal e do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Direitos Reservados