Publicidade Continue a leitura a seguir

Pilotos revelam conselhos para quem tem medo de andar de avião

Tem medo de andar de avião? Clique nas setas para conhecer alguns conselhos deixados por pilotos que o vão deixar mais tranquilo da próxima vez que voar. [Imagens: Shutterstock]
Viajar de manhã – Se costuma ficar nervoso quando vai viajar de avião, opte por voar da parte da manhã. De acordo com alguns estudos, é muito mais provável que ocorra uma tempestade durante a tarde do que nas primeiras horas do dia. E mais: muito provavelmente, se viajar de manhã (ou muito tarde) enfrentará menos atrasos e evitará as multidões nos aeroportos.
Um lugar perto da asa – Se tem receio de voar, é aconselhável que escolha um lugar perto da asa. «Se estiver sentado no meio do avião, não sente tanto o movimento», garantiu um piloto de Seattle ao site The Active Times. Mesmo que não tenha pavor da turbulência a bordo, este também é um bom truque caso pretenda dormir durante todo o voo.
Turbulência – De acordo com os profissionais da área, os aviões não caem devido à turbulência. Pode ser desagradável, mas não é perigosa. Da próxima vez que o avião começar a tremer, respire fundo e pense que esta é uma situação normal.
Ténis ou chinelos? - Muitos viajantes optam por calçar chinelos quando vão viajar de avião. Porém, numa situação de emergência, este pode não ser o tipo de calçado mais aconselhável. Pense no seguinte: no caso de ter que evacuar o avião rapidamente, é melhor se estiver a usar ténis (ou outro género de calçado confortável).
Aterragem – Não tenha medo de aterragens que provocam um grande impacto – lembre-se que os aviões foram construídos para lidar com este tipo de embates! Sabia que, muitas vezes, os pilotos optam por uma aterragem mais 'forte' (e brusca) em dias de muita chuva para evitar derrapagens?
Monitorização do clima – Os pilotos verificam constantemente a meteorologia ao longo do voo. No caso de as condições não serem ideais para voar em alguma parte do percurso, os pilotos criam planos alternativos, com a ajuda do controle de tráfego aéreo.
Portas do avião – Tem medo que algum passageiro se lembre de abrir uma das portas do avião durante o voo? Tire os 'macaquinhos' da cabeça. Segundo os especialistas, as portas estão bloqueadas e é impossível que um passageiro consiga abri-las. Fique descansado.
Colisão de aviões – A cada segundo, existem milhares de aviões no ar. Mas não se preocupe: graças ao controlo de tráfego aéreo, que acompanha as coordenadas dos aviões ao minuto, a possibilidade de colisão é extremamente reduzida.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fica ansioso sempre que vai viajar de avião? Percorra a fotogaleria acima para conhecer algumas dicas que o vão ajudar a diminuir o stress durante o voo.

Se para uns andar de avião é algo fascinante, para outros pode tornar-se numa experiência verdadeiramente assustadora. Muitas pessoas optam, inclusivamente, por não sair de Portugal durante as férias por terem receio de voar.

Identifica-se com esta fobia? Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns segredos revelados por profissionais que diminuirão (seguramente!) o seu medo de voar. Da próxima vez que entrar num avião, lembre-se destes truques e curiosidades, reunidos pelo site The Active Times.

Imagem de destaque: iStock