Publicidade Continue a leitura a seguir

O que não deve comprar no aeroporto – para o bem da sua carteira

Vejas as fotografias e saiba o que não deve comprar no aeroporto, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Wi-Fi A maioria dos aeroportos oferece Wi-Fi grátis. No entanto, em muitos deles, o uso da Internet é limitado a um certo número de horas ou dados. Não caia na tentação de pagar para ter um Wi-Fi mais rápido ou durante mais tempo - o preço é normalmente muito alto. Aproveite o tempo para ler um livro ou uma revista.
2. Aparelhos eletrónicos Muitos viajantes acabam por comprar aparelhos eletrónicos por impulso, como carregadores portáteis ou phones para os ouvidos. Mas os aparelhos comprados no aeroporto são muito mais caros, segundo Lindsay Sakraida, diretora de marketing do site de comparação de compras DealNews. «A nossa pesquisa mostra que os electrónicos são, em média, 34% mais caros no aeroporto do que online ou nas lojas físicas fora do aeroporto. Para alguns dos objetos menores, isso poderá significar uma diferença 10 ou 15 euros. Lindsay Collins alerta especificamente que os phones para os ouvidos tendem a ser ridiculamente mais caros no aeroporto, por ser algo que a maioria dos viajantes se esquece em casa e que acaba sempre por cometer o erro de comprá-los enquanto espera pelo voo.
3. Comida É sempre uma boa ideia fazer uma boa refeição antes de voar para evitar a comida de avião, mas não compre a sua comida no aeroporto. «É quase sempre muito mais cara, não é muito saborosa e não faz propriamente bem à saúde (a maioria das opções são fast food)», diz Lindsay Collins. «Além disso, a maioria dos viajantes come no aeroporto apenas como uma maneira de ocupar o tempo livre, e não por estarem realmente com fome».
4. Água As viagens de avião podem desidratar, entre outros efeitos colaterais físicos, mas os viajantes experientes sabem que não devem comprar água no aeroporto. «Mantenho sempre uma garrafa de água comigo», diz Becky Rodriguez, viajante habitual. «Sei que não é possível passar na segurança com líquidos, mas uma vez lá dentro é possível pedir num café para encherem a minha garrafa. E, muitas vezes, existem bebedouros no aeroporto para que ninguém passe sede». A maioria das lojas ou cafés vendem as garrafas de água a um preço demasiado alto.
5. Souvenirs A maioria dos viajantes gosta de levar consigo uma recordação do lugar que acabou de visitar. No entanto, comprar no aeroporto não é uma boa opção. Estará a pagar o triplo ou o quádruplo do que pagaria numa loja de rua. Por isso, não se esqueça de pensar nisso durante a viagem.
6. Moeda estrangeira Para muitas pessoas, é uma das últimas coisas de que se lembram quando planeiam uma viagem. Mas «não deve trocar o seu dinheiro por moeda estrangeira no aeroporto», diz Jennifer McDermott, defensora do consumidor e ex-estrategista de uma grande empresa de viagens. «Muitos viajantes chegam desesperados ao aeroporto e, como há falta de concorrência de stands de câmbio no aeroporto, estes tendem a cobrar taxas altas e longe das melhores taxas de câmbio». Espere por chegar ao seu destino e levante dinheiro numa caixa multibanco eletrónica. Pagará taxas, obviamente, mas serão sempre mais baixas do que as cobradas nos stands dos aeroportos.
7. Apoios para o pescoço «Antes de viajar, certifique-se de que leva consigo um apoio para o pescoço se tiver um voo longo», aconselha Arik Kislin, co-proprietário do Gansevoort Hotel e Alerion Aviation, uma empresa de jatos particulares. «Os que se vendem no aeroporto são demasiado caros e já foram experimentados por muitos viajantes.
8. Medicamentos Qualsquer que seja o medicamento de venda livre que pensa vir a precisar para a sua viagem, não os compre no aeroporto porque os preços são sempre inflacionados. Planeie tudo com antecedência e à mão tudo o que necessita, diz Chantay Bridges, que viaja com o trabalho e por prazer.
9. Aluguer de carros Se pretende conseguir o melhor carro para as suas férias ao melhor preço e com o mínimo de trabalho, trate disso antes de chegar ao seu destino», afirma Bridges. «Se esperar até chegar ao aeroporto, estará a limitar as suas escolhas, e pagará um preço mais alto».
10. Malas de viagem Fez ou pretende fazer demasiadas compras durante a sua viagem e procura uma mala extra no aeroporto? De acordo com Bridges, nunca deve fazê-lo. «O que pode comprar no aeroporto é atraente, sem dúvida, mas vai pagar um preço muito mais alto do que se comprar numa loja de rua ou num centro comercial».
11. Livros Ler é uma ótima forma de ocupar o tempo, e há tantos bons livros para ler. Mas não espere até chegar ao aeroporto para pensar nisso! «Pegue num livro da sua estante e leve-o consigo, sem custos», diz Bridges. «Caso contrário, poderá estar a pagar uma taxa extra».
12. Chocolates Os chocolates além de serem ótimos para o palato, são bons para o cérebro. Mas não os compre no aeroporto, principalmente no duty free», aconselha Brittnay Sharman, uma das Traveling Housesitters e que já viajou para mais de 25 países. «Olhe para o preços e verá que, no geral, pagará duas ou três vezes mais do que pagaria no supermercado», ressalta. «Eles tentam fazer com que os preços pareçam mais emocionantes por venderem embalagens grandes de chocolates. Mas será que precisa realmente de tantos chocolates assim?»
13. Bebidas Alcoólicas "Muitas pessoas param nas lojas duty-free por pensarem que economizarão uma fortuna em impostos», destaca Veronica Thor, especialista em compras e consumidores. «No entanto, a realidade é que a pequena poupança nos impostos não compensa os preços praticados. Principalmente quando se trata de álcool».
14. Perfumes Atenção: os perfumes que estão à venda nas lojas duty-free dos aeroportos podem muito bem ser uma farsa, de acordo com o blogue Duty-Free Buzz. Não é só no aeroporto que poderá encontrar perfumes falsificados, mas no aeroporto há uma chance maior de o vendedor a quem está a comprar não ter ideia de que está a vender uma versão falsificada. Por outras palavras, a loja duty-free pode estar a vender o que acredita ser o perfume verdadeiro, mas não é. Hoje em dia, muitas lojas de rua ou nos centros comerciais já praticam os preços dos aeroportos.
15. Parque para o carro «Os parques de estacionamento dos aeroportos tendem a cobrar demais pelo estacionamento de longo e curto prazo», destaca Gari Anne Kosanke, cuja mulher trabalha no aeroporto. «Por vezes, há garagens privadas perto dos aeroportos que são muito mais acessíveis. Algumas até oferecem transporte gratuito para o aeroporto». É uma questão de procurar locais para deixar o carro antes de viajar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Viajar de avião já é caro o suficiente para ceder às tentações que se apresentam antes do voo.

De acordo com os especialistas, o tempo de espera no aeroporto pode rapidamente aumentar os custos de uma viagem se gastar dinheiro em certas coisas sem pensar nisso.

Wi-Fi, comida, apoios para o pescoço e muitos outros objetos não se devem comprar no aeroporto – para o bem da sua carteira e saúde.

O Business Insider escolheu 15 coisas que não deve comprar no aeroporto, de acordo com especialistas em viagens. Conheça-as na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R