Publicidade Continue a leitura a seguir

12 motivos para visitar Nursultan, a capital hipermoderna do Cazaquistão

Veja as fotografias e descubra 12 motivos para visitar Nursultan, a capital hipermoderna do Cazaquistão, clicando nas setas. [Imagens: Direitos Reservados]
1. Khan Shatyr O projeto é do britânico Norman Foster e inspira-se nas tradicionais iurtas dos cazaques, tendas feitas com feltro de lã de ovelha.
2. Liberdade feminina Embora de maioria muçulmana, o Cazaquistão é liberal, com as mulheres a assumirem cada vez mais protagonismo, legado também da era soviética.
3. Nono maior país do mundo O Cazaquistão é 90% asiático e 10% europeu. Mesmo assim, por ser tão grande (nono maior país), a sua parcela europeia é do tamanho da Polónia.
4. Estátua em homenagem Nursultan Nazarbaev Pai da independência, em 1991, Nursultan Nazarbaev tem deixado a sua marca no país. A capital agora leva o seu nome próprio.
5. Torre Bayterek Símbolo de Nursultan e também o melhor ponto de observação da cidade.
6. Legado Soviético O Cazaquistão orgulha-se de ter dado numerosos soldados para o Exército Vermelho, que na Segunda Guerra Mundial derrotou a Alemanha nazi.
7. Homem de Ouro O dono original desta vestimenta de ouro terá vivido há 2400 anos. É a estrela do Museu Nacional de História.
8. Museu Nacional de História Os cavaleiros cazaques à entrada do museu relembram que o povo é de nómadas e que o cavalo tem um grande papel histórico no país.
9. Arte Este autorretrato de Aysha Galimbaeva é só um exemplo da muita arte que existe nos museus cazaques, seja de inspiração russa ou cazaque.
10. Ak Orda Palácio presidencial em Nursultan, com a sua cúpula azul, um dos edifícios emblemáticos da cidade.
11. Islão Mesquita em Nursultan, cidade onde os cazaques étnicos são maioritários, logo o islão também, embora numa versão muito liberal.
12. Palácio da Paz da Reconciliação Esta pirâmide desenhada por Norman Foster simboliza a tolerância religiosa tradicional no Cazaquistão.
13. Catedral Ortodoxa Os russos são ainda hoje a principal minoria no Cazaquistão. Instalaram-se nestas estepes na época czarista.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Pode não ser uma das suas primeiras escolhas no que toca a destinos de sonho, mas Nursultan é uma pérola que está à espera de ser descoberta. E motivos não faltam para visitar a capital hipermoderna do Cazaquistão. Descubra-os na fotogaleria acima.

Já se chamou Astana, mas agora a cidade tem o nome do pai da independência cazaque – Nursultan Nazarbaev. Os seus edifícios, obras de grandes arquitetos, sobressaem nessa estepe onde o cavalo foi pela primeira vez domesticado.

Foi de Nazarbaev a ideia de levar a capital de Almaty para o norte do país. E o resultado foi a construção, após 1997, de uma cidade única, exuberante, que se exibe sobretudo ao longo da Avenida Nurzhol.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir 13 razões para visitar a capital hipermoderna do Cazaquistão.

Imagem de destaque: iStock/D.R

Leia a reportagem completa aqui.


Artigo publicado originalmente na edição de janeiro de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 303.