Publicidade Continue a leitura a seguir

Especialista revela porque nunca deve reservar as férias online

Veja as fotografias e conheça os 11 passos a cumprir antes de ir de férias, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Avise a empresa do seu cartão de crédito Para garantir que o seu cartão de crédito funciona enquanto viaja, a empresa do cartão precisa de conhecer os seus planos de viagem. Experimente ligar, em vez de preencher o formulário online. Além disso, verifique se tem crédito suficiente disponível nos seus cartões de crédito.
2. Entre em contacto com a sua operadora de telemóvel Vai viajar para o exterior? Ligue para a sua operadora para escolher o plano de roaming mais barato.
3. Avise a empresa responsável pela segurança de sua casa ou o porteiro do prédio que vai estar fora Se vai viajar durante duas ou mais semanas, é uma boa ideia informar o porteiro do prédio ou a empresa do alarme de sua casa (se for caso disso), para que fiquem mais alertas.
4. Confirme todas as reservas Verifique todas as suas reservas: voo, hotel, aluguer de carro, restaurantes, atrações turísticas e quaisquer outros serviços ou experiências que você tenha planeado. Não vai querer ter surpresas no balcão de check-in. Imprima tudo ou anote os números de confirmação (e os números de telefone do atendimento ao cliente) e mantenha o papel facilmente acessível na carteira ou bagagem de mão.
5. Pague as contas que expirem quando estiver fora Pague em adiantamento as contas que tenham datas de expiração durante a viagem. Certifique-se de que todos os cartões de crédito, despesas da casa e outras contas mensais serão pagas a tempo.
6. Verifique o estado do tempo Pode parecer óbvio, mas muitos viajantes esquecem de o fazer. Verifique a previsão para o seu destino e para a sua cidade natal quando regressar e faça as malas adequadamente.
7. Coma, deite fora ou ofereça a comida perecível A última coisa que vai querer é voltar para casa e deparar-se com um frigorífico fedorento. Além disso, lave a máquina de lavar a louça, retire o lixo e limpe a casa de banho para ter certeza de que tudo fica limpo e não atrai insetos.
8. Deixe um itinerário da sua viagem com um amigo ou familiar Os seus contacto de emergência devem ter uma cópia de planos de viagem e itinerário de cada dia.
9. Limpe o porta-moedas Faça uma limpeza ao porta-moedas e remova tudo aquilo de que não vai precisar durante a viagem. Deixe os cartões de fidelidade, cartões de presente, cartões de crédito extras e qualquer outro conteúdo desnecessário em casa.
10. Coloque uma mensagem a avisar que está fora no seu e-mail e no seu correio Esta é uma jogada inteligente se for para fora por mais de dois dias. Como alternativa, pode solicitar que um vizinho e um colega de trabalho recebam a sua correspondência até regressar.
11. Traga o mobiliário de exterior para dentro de casa Não deixe mobília e objetos externos (por exemplo, cadeiras de jardim, almofadas, equipamentos de piscina) desprotegidos, especialmente aqueles que são leves ou fáceis para os ladrões roubarem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

De acordo com o apresentador e especialista de viagens Peter Greenberg, a maioria das companhias e agências de viagens não disponibiliza todas as ofertas e quartos na internet – os clientes online nunca têm acesso às melhores opções.

Desde reduzir os custos dos agentes de viagens até servir como forma de inspiração para a descoberta de novos destinos, através das redes sociais, a internet revolucionou totalmente a forma de viajar. Mas chegou a altura de voltar a pegar no telefone para marcar as suas férias de sonho.

Numa entrevista à revista Forbes, o anfitrião do programa «Travel Detective» afirmou que: «apenas 52 por cento de todo o inventário se encontra online e só permanece lá enquanto as plataformas de viagens permitirem (…) pegue no telefone e fale um pouco com o seu agente, ele pode ter acesso a mais ofertas do que vê no seu ecrã.»

Segundo o The Sun, os hotéis costumam guardar os melhores quartos para quem reserva diretamente em vez de utilizar sites de reserva. Isto porque têm de pagar entre 10 a 30 por cento de comissão à plataforma de marcação.

O gestor hoteleiro Shane Lambert, partilhou com o The Sun: «muitos hotéis culpam os viajantes por reservar as férias em plataformas digitais e como consequência colocam os piores quartos disponíveis na internet».

Conheça na fotogaleria acima 11 passos a cumprir antes de ir férias.

Imagem de destaque: iStock/D.R