Publicidade Continue a leitura a seguir

13 ilhas em risco de desaparecer nos próximos anos

Conheça as fotografias das 13 ilhas que vão desaparecer nos próximos 80 anos, clicando nas setas. [Imagens: D.R.]
1. Ilhas Salomão Formado por quase 1000 ilhas e barreiras de corais naturais, no Sul do Pacifico, este arquipélago está lentamente a ser consumido pelo oceano. A capital, Choiseul, encontra-se apenas a dois metros do nível médio do mar, e uma nova cidade está a ser construída para recolocar os habitantes. Segundo um estudo publicado pela revista académica, Environmental Research Letters, em 2016, cinco ilhas já desapareceram e várias vilas já foram destruídas.
2. Maldivas O maravilhoso e popular arquipélago do Oceano Indico, é a casa de imensos resorts de luxo e hotéis subaquáticos. A pequena elevação da ilha torna-a vulnerável ao aumento do nível médio do mar., e já começa a ser desaparecer. Segundo as projecções da instituição financeira internacional, The World Bank, o país inteiro pode ficar totalmente submerso, por volta de 2100. De forma a alertar para o desastre ambiental, o presidente do país já organizou uma reunião de baixo de agua.
3. Palau O pequeno arquipélago localizado no Sul do Pacifico,encontra-se ameaçado pelo mar. Segundo um estudo publicado em colaboração entre o Palau National Weather Service Office e o Pacific Climate Change Science Program, o nível médio do oceano tem aumentado cerca de nove milímetros por ano, desde 1993. Três vezes mais do que qualquer outra parte do globo. É previsto que até 2090, aumente quase 61 centímetros.
4. Micronesia Este país formado por mais de 600 ilhas, está localizado a 4023 quilómetros do Havai, no Oceano Pacifico. Os cerca de 700 quilómetros quadrados de areal estão lentamente a desaparecer. O Journal of Coastal Conservation afirmou que a nação tem visto recentemente várias ilhas desaparecerem, e outras a reduzir de tamanho.
5. Fiji Sem grandes elevações no terreno, estas ilhas do Pacifico são bastante vulneráveis às mudanças do nível médio do mar. A primeira cidade que viu os seus habitantes a serem recolocados, foi Vunidogoloa. Segundo dados do The World Bank, nas ultimas décadas algumas vilas têm perdido entre 15 a 20 centímetros de costa, devido ao desaparecimento do manguezal. É previsto que em 2050, o nível médio do oceano tenha aumentado 43 centímetros.
6. Tuvalu Antigamente conhecida por Ilhas Ellice, é um estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas e atóis. O Primeiro Ministro de Tuvalu afirmou «o nível médio do mar e os severos acontecimentos climatéricos surgem como uma séria ameaça à população». O governo alerta para o impacto desta alteração e das consequências que pode trazer para os seus 10,000 habitantes.
7. Seychelles As ilhas na costa este do continente africano, têm assistido a um aumento sem precedentes, do nível médio do oceano. Segundo um estudo publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciencies, o governo tem desenvolvido as vilas junto à linha costeira e este aumento pode tornar-se catastrófico, no futuro. A agência noticiosa do país disse que o aumento de apenas um metro do nível do mar pode submergir as pequenas ilhas do arquipélago. Pode traduzir-se em quase 70 por cento de terreno perdido.
8. Kiribati A ilha no centro do Pacifico encontra-se sobre forte ameaça. Existe um plano para recolocar todos os habitantes, para que não existe nenhum desastre. O presidente da república independente afirmou «a recolocação da população não vai ser uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência». Este prevê que o país seja inabitável em 2050. Em 2012, o governo tentou comprar terrenos nas ilhas Fiji como forma de garantia, para manter os seus habitantes seguros.
9. Ilhas Cook Descrita pelos turistas como «o Havai de há 50 anos», estas ilhas da Nova Zelândia estão seriamente ameaçadas pela constante ameaça do oceano. É previsto que o nível médio do mar aumente cerca de 55 centímetros, até ao ano de 2090. Esta constante subida pode provocar danos nas estradas, pontes, portos e aeroportos, afetando os residentes e turistas.
10. Polinésia Francesa Destinos populares como Bora Bora, Taiti e o Arquipélago da Sociedade, fazem parte da Polinésia Francesa e encontram-se ameaçados pelo mar. Num artigo publicado no jornal ambiental, Nature Conservation, é previsto que mais de 30 por cento das suas ilhas sejam submergidas pelo oceano, até ao final do século. De forma a evitar a mudança para um novo país, o governo está a considerar construir ilhas artificiais para os habitantes, perto do Taiti.
11. Ilhas de Tangier, Virgínia Esta ilha localiza-se a cerca de 19 quilómetros da costa este do estado de Virgínia, e apenas é acessível através de barco ou avião. Possui praias naturais, lojas encantadores e diversas gelatarias. As bicicletas e os carros de golf inundam as ruas estreitas. Mas mais de 60 por cento da ilha perdeu-se para o mar, desde 1850, segundo o site Nature.com. O restante é previsto ficar submerso entre os próximos 25 e 50 anos.
12. Ilhas Marshall Este grupo de ilhas situa-se entre a Austrália e o Havai, e é conhecida pelos seus acolhedores habitantes e barreiras de corais. Com um aumento crescente de 7 milímetros por ano, o dobro do aumento global, o nível médio do mar ameaça cada vez mais a ilha. Numa pesquisa feita pelo Marshall Islands National Wather Service Office e o Pacific-Australia Climate Change Science and Adaptation Planing Program, é estimado que o nível do oceano suba cerca de 19 centímetros, até 2030.
13. Shishmaref, Alaska Nos últimos 50 anos, a ilha com apenas 650 habitantes tem vindo gradualmente a desaparecer e apenas é acessível por avião. Segundo o Departamento do Interior dos Estados Unidos da América, a ilha perdeu cerca de 30 metros de costa, desde 1997. A instituição prevê que a ilha desapareça na totalidade dentro de 20 anos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Por todo o mundo, existem diversas ilhas paradisíacas que lentamente vão sendo submersas pelo oceano, e desaparecendo do mapa. Muitas delas estão na lista de destinos de vários viajantes. Mas nos próximos anos podem deixar de ser opção.

O constante aumento do nível médio do mar é uma forte ameaça a muitos destinos turísticos, e à sua população. A subida das temperaturas dos oceanos é igualmente um fator preocupante, e que afeta as barreiras de corais.

Isto resulta numa destruição deste ecossistema tornando os corais brancos, e vulneráveis a doenças. Os manguezais constituem parte importante destes ecossistemas e também encontram-se em risco.

Começa a ficar sem tempo para conhecer estes destinos idílicos, antes que eles sejam submersos no azul profundo. Descubra quais são as 13 ilhas que vão desaparecer nos próximos 80 anos, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Direitos Reservados