Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas são as cidades mais antigas da Europa – e uma é portuguesa

Veja as fotografias das 16 cidades mais antigas da Europa, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
16. Ereven, Arménia Os primeiros habitantes datam do ano de 782 AC. Cerca de 30 anos antes de Roma ser fundada, a cidade que é hoje a capital da Arménia era uma paragem importante na rota de caravanas entre a Ásia e a Europa. Foi invadida por várias civilizações ao longo da história e acabou por ser ocupada pela União Soviética em 1920. Após a dissolução da URSS, Ereven desenvolveu as instituições culturais e é casa de vários museus.
15. Zadar, Croácia Existe registos de locais nesta região desde 900 AC. As primeiras civilizações começaram a povoar Zadar no início do século IX AC, até cair sobre domínio romano. Durante os séculos XVII e XVIII, a cidade assistiu a diversos conflitos entre venezianos, turcos e franceses. E os habitantes ainda viriam a sofrer mais, durante a Guerra da Independência da Croácia em 1990. Hoje, o ambiente da cidade é mais leve, mas sempre com um toque romano na paisagem - a igreja de São Donato e a de Santa Maria são dois dos melhores exemplos.
14. Mtsqueta, Geórgia Desde 1000 AC que há registo de civilizações nesta região da Geórgia. Situada a norte da capital do país, Tbilisi, pensasse que a cidade tenha sido fundada há cerca de 3 mil anos atrás. Foi um dos primeiros locais no país a aceitar o cristianismo como religião, em 317, e vários dos seus mosteiros são considerados pela UNESCO, Património Mundial. São descritos como «exemplos extraordinários da arquitetura medieval religiosa na região do Cáucaso».
13. Cádis, Espanha Os primeiros habitantes nesta cidade datam de 1100 AC. Cádis foi fundada pelos Fenícios provenientes de Tire, no Líbano, que a batizaram de «Gadir». Era uma cidade usada principalmente por comerciantes e mercadores, até ser ocupada por romanos que a transformaram num enorme porto marítimo. Foi daqui que Cristóvão Colombo partiu na sua segunda e quarta viagem às Américas. A cidade tem também uma enorme variedade gastronómica.
12. Mitilena, Lesbos, Grécia Os primeiros locais instalaram-se nesta cidade por volta de 1100 AC. Esta antiga cidade é a capital das ilhas gregas de Lesbos, no mar Egeu, perto da costa da Turquia. Aristóteles viveu nestas ilhas entre 337 e 335 AC, existindo referencias à cidade nas obras do filósofo. Nos dias de hoje, os visitantes podem admirar o Castelo de Gateluzzi e a igreja de de Agios Therapo, enquanto aproveitam a fantástica gastronomia local.
11. Lisboa, Portugal Os primeiros habitantes datam de 1200 AC. Existem referências a habitantes nas imediações da atual capital portuguesa de 2500 AC, mas os detalhes são bastante confusos. Através de escavações arqueológicas perto do castelo de São Jorge e da catedral foi comprovado que uma civilização fenícia viveu em Lisboa em 1200 AC. A colina do castelo de São Jorge era uma zona bastante povoada na Idade do Ferro até ser conquistada pelos mouros, que pretendiam estabelecer um califado islâmico. O terramoto de 1 de novembro de 1755 destruiu dois terços da cidade e colocou em risco o seu desenvolvimento futuro. Hoje, Lisboa é uma capital vibrante que recebe cada vez mais viajantes, curiosos para descobrir os tesouros nacionais.
10. Cálcis, Grécia Os primeiros registos de habitantes nesta região datam de 1300 AC. Homero faz referência à cidade de Cálcis na Ilíada, escrita em 762 AC, significando que a cidade tem pelo menos 2800 anos. Registos académicos provam que a cidade foi fundada como uma colónia de Atenas, antes da famosa Guerra de Troia. A capital da ilha grega de Eubeia foi uma área importante durante a Era Romana, mas nos dias de hoje não existem vestígios da antiga cidade. Atualmente Cálcis é conhecida pelos seus resorts, agricultura e fábricas de cimento.
9. Lárnaca, Chipre Os primeiros habitantes chegaram a Lárnaca em 1300 AC. A atual cidade situa-se no antigo reino de Kition, que foi colonizado por Gregos, Fenícios e Aqueus. Em toda a sua história foi um importante porto marítimo localizado estrategicamente no Mediterrâneo. Um dos principais edifícios da cidade é a igreja de São Lázaro e, hoje, tem uma enorme reputação entre os viajantes por ser um destino barato para férias.
8. Kutaisi, Geórgia Os primeiros habitantes instalaram-se por volta de 2000 AC. Esta cidade foi em tempos a capital do Reino de Cólquida e centro de diversos conflitos. Um grande centro industrial quando a Geórgia pertencia à União Soviética, o museu histórico de Kutaisi contém 16 mil artefactos pertencentes à história e cultura do país. A catedral de Bagrati é considerada pela UNESCO como Património Mundial em perigo.
7. Tebas, Grécia Existem evidências de habitantes que datam de 3000 AC. Vestígios de fundações, canalizações e paredes de pedra mostram que esta cidade é habitada há mais de 5 mil anos. Fundada no centro da Grécia, tem uma grande importância mitológica sendo considerada o local de nascimento do semideus, Hércules. Atualmente um centro de comércio, a cidade não recebe muitos turistas e pois a maioria é atraída pela cidade de Atenas.
6. Trikala, Grécia Há indícios de povoamento nesta região desde 3000 AC. O nome da cidade surgiu em homenagem a Trikke, filha de Penaeus. Localiza-se no centro do continente grego e foi um centro cosmopolita, até ser conquistado pelos persas e mais tarde pelos romanos. O antigo templo de Asclepeion é uma das principais atrações da cidade.
5. Patras, Grécia A terceira maior cidade da Grécia começou a ser habitada por volta de 3500 AC. Escavações nesta região mostram que os primeiros habitantes surgiram durante o período Heládico. Como muitas outras cidades gregas foi mais tarde ocupada pelos turcos. A partir do século VI a cidade foi dividida em dois distritos e, hoje, a cidade moderna tem cerca de 200 mil habitantes.
4. Chania, Creta, Grécia Os primeiros registos de habitantes nesta região rondam os 4000 AC. As escavações na área da cidade revelaram que existem traços de habitantes que datam do período Neolítico. Acreditasse que as ruínas da antiga cidade de Cidônia, uma das mais importantes do seu período, pudessem permanecer nesta localização. Chania é uma das cidades mais atrativas da Grécia, com as suas praias, muralhas, museus, barcos e as várias tabernas antigas.
3. Plovdiv, Bulgária Os vestígios Neolíticos da antiga povoação de Plovdiv sugerem que a cidade data de 4000 AC, tendo mais de 6 mil anos. A região foi dominada primeiramente por trácios, depois por gregos e macedónios, sendo finalmente ocupada por romanos. A cidade acabou por ser tomada pelo Império Otomano no século XIV e apenas reconquistada em 1878. O antigo teatro de Philippopolis encontra-se no centro da cidade e tem capacidade para 30 mil espetadores.
2. Atenas, Grécia A Acrópole de Atenas é habitada desde o ano 5000 AC. A cidade onde nasceu a democracia sempre teve uma grande importância para o mundo antigo. Os invasores que conquistaram Atenas nunca escravizaram os cidadãos nem destruíram os edifícios. Após a derrota dos persas na Batalha da Maratona em 490 AC, a cidade entrou na sua era dourada. Hoje os visitantes podem admirar as ruínas da Acrópole, o mais antigo quarteirão residencial da cidade, Plaka, e o monte Licabeto.
1. Argos, Grécia Argos é a cidade mais antiga da Europa e os primeiros habitantes instalaram-se por volta de 5000 AC – já é habitada como vila há mais de 7 mil anos. Foi um importante centro cosmopolita no período Micénico (1600-1100 AC) e durante o reinado do tirano Pheidon, no século VII AC. Na mitologia grega, a cidade tem o mesmo nome do filho de Zeus e Niobe e é considerada na Ilíada de Homero como uma região prospera para a criação de cavalos. Hera, deusa grega das mulheres e do casamento, adorada de várias formas na cidade, foi homenageada com um templo e um festival anual. Hoje é possível visitar os túmulos micénicos, o santuário de Afrodite e um teatro com capacidade para 20 mil espetadores.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já pensou em visitar uma das cidades mais antigas do mundo? Saiba que não precisa de sair do país para descobrir uma. Lisboa é das mais antigas da Europa e é habitada há mais de 3200 anos. Conheça a lista completa na fotogaleria acima.

As primeiras cidades e civilizações desenvolveram-se durante o período Neolítico, na antiga Mesopotâmia, e apesar de muitas já não existirem, outras desenvolveram-se em centros cosmopolitas modernos.

Um grande número das cidades mais antigas do mundo encontram-se situadas no Crescente Fértil, conhecido nos dias de hoje como Médio Oriente, mas o seu acesso é cada vez mais difícil graças aos conflitos e guerras constantes.

No entanto não é só no Médio Oriente que pode visitar algumas das cidades mais antigas do mundo. Sem ter que fazer muitas horas de voo, na Europa pode também encontrar diversas regiões que são ocupadas há mais de 3 mil anos e onde pode descobrir monumentos deslumbrantes.

O jornal The Telegraph, elaborou uma lista das 16 cidades mais antigas da Europa, e que continuam a ser habitadas até aos dias de hoje. A capital portuguesa é uma das cidades destacadas nesta publicação. Não é a mais antiga do continente, mas o seu legado já preenche alguns capítulos da História Europeia.

Descubra quais são as 16 cidades mais antigas da Europa, e que continuam a ser habitadas, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R