Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os locais mais extremos do mundo – tinha coragem para visitá-los?

Veja as fotografias e descubra alguns dos destinos mais inóspitos do mundo, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Antártida Este é o quinto maior continente do planeta Terra – e também o mais frio (e seco). Para chegar à Antártida – terra de paisagens deslumbrantes - os curiosos terão que viajar em embarcações próprias para navegar nos mares gélidos. Os viajantes que queiram conhecer esta zona do planeta devem ir acompanhados por um guia turístico que conheça bem a região.
2. Deserto de Atacama, Chile Conhecido como «o lugar mais seco da terra», este local é pouco conhecido entre os turistas. De acordo com a National Geographic e a NASA, este deserto tem um solo idêntico ao de Marte. Dica: se quiser visitar este lugar, não se esqueça o protetor solar! Curiosidade: as cenas em Marte da série televisiva Space Odyssey: Voyage to the Planets foram gravadas neste deserto.
3. Gansbaai, África do Sul Esta cidade de pesca é um destino popular em Overberg District (Western Cape). Este local é conhecido pela população de grandes tubarões-brancos e também pela observação de baleias. De acordo com a Reader's Digest, o mergulho em gaiolas com tubarões-brancos tem sido uma grande atração turística em Gansbaai desde os anos 90.
4. Deserto de Lute, Irão Neste sítio - conhecido como «o local mais quente da Terra» - as temperaturas podem chegar aos 70℃. Este é o destino ideal para os viajantes mais aventureiros, dispostos a enfrentar o desafio de sobreviver ao calor e ao clima seco.
5. Mawsynram, Índia Em 1985, esta cidade indiana recebeu o título de «lugar mais húmido da Terra» pelo Guinness Book of World Records. Com monções e um clima tropical, este local não tem muitos habitantes.
6. Chimborazo, Equador - Este estratovulcão inativo é o ponto mais distante do centro da Terra. É a mais alta montanha deste país e também do mundo (se for medida desde o topo até ao centro do da Terra). Situado em Chimborazo, próximo de Riobamba, tem diversas rotas para alpinistas.
7. Monte Thor, Nunavut, Canadá O Monte Thor não é o pico mais alto do planeta, mas sim o mais íngreme. Feito de puro granito, é o cume mais famoso do Canadá. Ainda que esteja localizada numa zona remota, esta montanha é um destino popular entre os alpinistas mais corajosos.
8. Angel Falls, Venezuela Estas são as cascatas mais altas do mundo. Ainda que localizadas num região isolada de difícil acesso, continuam a ser uma das principais atrações turísticas da Venezuela.
9. Oymyakon, Rússia Esta pequena cidade russa é o local habitado mais frio da Terra (veja algumas imagens aqui). Esta zona do mundo está permanentemente congelada, durante todo o ano. O hóquei no gelo é um desporto popular em Oymyakon.
10. Tristão da Cunha, Reino Unido Descoberto em 1506 pelo explorados português Tristão da Cunha, este arquipélago fica no sul do Oceano Atlântico. Considerado o «local mais isolado da Terra», tem menos de 300 habitantes e não tem aeroporto. Leia mais sobre esta ilha remota aqui.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Clique nas setas para conhecer alguns dos sítios mais inóspitos do mundo. Era capaz de visitá-los?

De África à Ásia, passando pela América do Sul ou pela Antártida, os lugares acima reunidos apresentam condições extremas e, por isso, são poucos os que os escolhem para viver. Ainda assim, são locais fascinantes para visitar.

Temperaturas que batem recordes, animais perigosos ou formações rochosas íngremes que são um desafio para qualquer alpinista. Se não dispensa uma boa aventura, percorra a fotogaleria acima para ver as imagens destes sítios – reunidos pelo site da Reader’s Digest – e escolha já o próximo destino de férias.