Publicidade Continue a leitura a seguir

A aplicação que todos os passageiros querem ter durante o voo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem medo de voar? Então faz parte dos 30 por cento da população mundial que se estima sofrer dessa ansiedade. Os truques mais básicos para um voo tranquilo são óbvios: adormecer, ter informação ou entretenimento para distrair-se, aprender a controlar a respiração ou até recorrer à realidade virtual. Mas para quem prefere estar atento e informado sobre a viagem, há uma aplicação nova para smartphone que promete influenciar – para melhor – o estado de espírito.

SkyGuru é uma aplicação para telemóveis, ideia do piloto Alex Gervash, e tem um objetivo claro, mas complexo: acalmar os passageiros que se sintam nervosos na altura de voar, dando-lhes toda a informação como se estivessem sentados ao lado do piloto. E como o faz? Explica, por exemplo, o que se está a passar em tempo real, com dados de aviação profissional, avisando com antecedência de algum contratempo – como quando o avião está a aproximar- se de uma zona de turbulência. Na altura das manobras de descolagem e aterragem são enviadas mensagens para descansar o passageiro, de que tudo está a correr nos conformes – se for o caso.

Mas a utilização da SkyGuru faz sentido logo em terra, para os mais nervosos. Depois de inseridos os dados sobre o voo, faz-se o download de toda a informação disponível sobre o estado da viagem, como o lugar a bordo, se há ou não atrasos e até procedimentos básicos.

É a aplicação certa para quem gosta de estar sempre a par de tudo e para quem tem aquele fascínio inato pela aviação. Responde a perguntas como: porque as persianas das janelas devem estar abertas na descolagem e na aterragem? A bordo, ativa-se o modo de voo no telemóvel e o passageiro continua a receber alertas, já que a aplicação recorre a informações dadas pelos sensores do telemóvel – giroscópio, aceleração, barómetro, bússola. Por enquanto, a aplicação só está disponível para o iOS. O preço de lançamento foi de 6,50 euros, mas já está em 17 euros.


Veja também:
Nunca tire o cinto de segurança durante o voo
Estes são os artigos proibidos na bagagem de mão