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Companhia aérea europeia coloca câmaras nas assistentes de bordo

Conheça sete pormenores em que as assistentes de bordo reparam quando entra no avião, nas imagens seguintes.
1. Se as olha nos olhos. «Reparo em quem estabelece contato visual comigo e em quem não me olha nos olhos. Na maioria das vezes, aqueles que não o fazem levam-me a desconfiar e a investigar. Será que têm medo de voar? Estão a sentir-se bem? Estão com um problema pessoal? São coisas que as pessoas não me dirão, mas faz parte do meu trabalho garantir que todos têm uma experiência de voo confortável»- Stephanie Mikel, Southwest Airlines
2. Se está bêbedo «Passageiros demasiado bêbedos e agressivos são os principais suspeitos que tentamos identificar na porta do avião. Somos treinados com técnicas básicas de taekwondo para lidar com atos de agressão quando estamos a bordo, mas pará-los antes de descolar é o nosso objetivo principal» - Jay Robert do site Fly Guy.
3. Se está em boa forma física «Procuro sempre pessoas com um corpo em forma e que possam ajudar com possíveis problemas de segurança, assim como alguém que pareça disposto e capaz de ajudar no caso de uma saída de emergência. Normalmente, é alguém que viaje sozinho e com roupa confortável, que esteja com uma forma física acima da média ou que conheça as regras de emergência - Zac Ford, comissário de bordo com uma carreira longa
4. Se lhe fala «Quando eu digo 'olá' e um passageiro responde de volta, percebo e penso: 'esta pessoa é simpática'. Se precisar de ajuda com alguma coisa durante o voo, possivelmente esta pessoa ajudar-me-á. E se este passageiro precisar que eu o ajude irei com um sorriso na cara e de boa vontade». - Heather Poole, companhia aérea conhecida mundialmente
5. Se está bem de saúde «É importante verificar se os meus passageiros estão aptos para voar. Quando todas as portas estão fechadas e estamos no ar, pode ser muito desafiante ter de lidar com emergências médicas. O embarque é o momento perfeito para saber quem estará no meu voo»- Claudia Sieweck, TUI fly
6. Se está grávida «Reparo sempre se há senhoras a tentar esconder a barriga de grávida com roupas largas. Depois de um certo ponto de uma gravidez, as mulheres precisam de um certificado médico para viajar, e depois de um período definido, em certas companhias aéreas, estão proibidas de voar.»- Jay Robert de Fly Guy
7. Se está nervoso «Pergunto sempre aos passageiros se tudo está bem, quando tenho a sensação de que algo não está perfeito. Gosto de ter uma atenção especial com os passageiros com medo de voar: adoro cuidar deles e fazê-los sentirem-se confortáveis.» - Claudia Sieweck, TUI fly

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A Aurigny, companhia área com sede em Guernsey e que serve as Ilhas do Canal da Mancha, Reino Unido e França, é apontada como a primeira empresa de aviação a colocar câmaras instaladas nos trabalhadores. A notícia foi avançada pelo jornal New York Times, que dá conta de um contrato com a Edesix.

A Edesix Ltd., empresa sediada em Edimburgo, na Escócia, criou as primeiras câmaras em miniatura para trabalhadores nas indústrias da saúde, ferroviária e de vendas na Europa.

Ao The Times, Dave Cox, gerente de operações terrestres de Aurigny, disse: «Tal como em todas as companhias, é possível, ocasionalmente, encontrar pessoas agressivas, mal-educadas e abusadoras com que a nossa equipa tenha de lidar».

O CEO da Edesix, Richie McBride, afirmou que câmaras corporais seriam uma mudança para os profissionais da área da aviação. Por que razão devem ser apenas os passageiros a filmar o que se passa a bordo de um avião com um telemóvel e a editar os vídeos da maneira que lhes é mais conveniente? A tripulação não tem como documentar e explicar o que se passa no caso de uma situação extrema».

Depois de terem acontecido vários incidentes com passageiros este ano, os sindicatos dos comissários de bordo alertaram para o facto de serem necessárias medidas eficazes e rápidas. No entanto, parece que outras companhias aéreas não preveem, pelo menos para já, a colocação de câmaras “corporais”. «A nossa posição não mudou; não temos planos de colocar câmaras nos nossos funcionários», disse o porta-voz da American Airlines, Ross Feinstein. Os porta-vozes da United Airlines e da JetBlue também afirmam que é algo que não estão a considerar no momento – pelo menos por enquanto.


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