Publicidade Continue a leitura a seguir

Sobremesa portuguesa entre os melhores pratos de Natal do mundo

Conheça os pratos nas imagens seguintes.
1. Guasmole Morelense, México Para a Chefe Ana Garcia - de Tepoztlán, México -, anfitriã da experiência «Cozinhar Comida Tepozteco com uma Chefe de Renome», o mais importante deste prato é a carne de porco, um ingrediente marcante na culinária de Tepoztlan. A receita do prato Guasmole Morelense foi-lhe passada pelo seu talhante local, numa vila pré-colonial perto da Cidade do México. Com um caldo encorpado, especiarias e folhas de guajes, este prato não precisa de muito mais além algumas tortilhas para acompanhar. O segredo? «Escolher carne com alguma gordura ajuda a criar um caldo saboroso», diz Ana. Outros pratos populares nesta época incluem pernil de porco em molho adobo, romeritos e bacalhau. Veja a receita aqui.
2. Peranakan Laksa, Singapura Para Daniel Tan, anfitrião do «Workshop de Cozinha Cultural em Singapura», Laksa é sinónimo do multiculturalismo da Singapura. Este caldo rico tem as suas origens na cultura Peranakan - povo descendente de chineses que foram viver para o arquipélago Malaio há vários séculos. Picante e salgado, é o prato perfeito para a época festiva de Singapura, que inclui jantares de Natal elaborados. O Natal é celebrado por todos os habitantes locais, independentemente da sua religão. Laksa pode ser servido ao lado do peru ou pernil, com um toque local distinto: «Peru tandoori, peru marinado com ervas e especiarias chinesas e até peru satay», sugere Daniel. Veja a receita aqui.
3. Beterraba com Cebola, África do Sul Para Rico Minaar, anfitrião da «Aula de Cozinha do Cabo Malaio», a simples mas versátil beterraba é o ingrediente perfeito para a derradeira comida de conforto no Natal. «Está fortemente enraizada nas nossas refeições em família», diz Rico. «Cresci com a minha avó, e a beterraba era o acompanhamento favorito das batatas assadas, em todos os almoços de domingo». É um ingrediente central que pode ser preparado de várias maneiras — em sopas, caris ou saladas — mas a receita favorita de Rico foi adaptada de um antigo livro de culinária da Índia, que encontrou há muitos anos. «Mesmo quem não adora beterraba vai ficar enfeitiçado pelo charme desta receita». Este prato saboroso pode ser servido quente ou frio - no Natal, é muitas vezes o acompanhamento de um frango assado, peru ou braai (carnes no churrasco que incluem borrego, frango, salsichas ou marisco). A época festiva quente da Cidade do Cabo é sinónimo de churrascos ao ar livre, um costume adorado por todos. Veja a receita aqui.
4. Salada Capresa com dióspiros, burrata e bacon, EUA Para alguns, a época festiva é sinónimo de aconchego. Mas, na região de São Francisco, é a altura ideal para uma viagem até à praia. E é a chefe Jayne Reichert quem o diz, anfitriã da «Aula de Culinária de Mercado em Sausalito». Há ostras e caranguejo fresco em abundância nesta altura do ano, assim como dióspiros doces, que compõem um dos pratos favoritos de Jayne nesta época: uma salada capresa de dióspiro e burrata. «Adoro que seja fresca e rica, mas sem ser pesada», diz Jayne. «É festiva, sem ser demasiado elaborada e é muito fácil de preparar». O segredo está em encontrar os melhores dióspiros e tostar bem o bacon como se fossem avelãs. É o acompanhamento perfeito de um jantar de Natal, juntamente com um copo de espumante. Veja a receita aqui.
5. Aletria, Portugal A maioria das pessoas não associa massa a sobremesas. Mas, para Tolga Von Klein, anfitrião da «Aula de Marisco Português em Lisboa», aletria é a base da sua sobremesa favorita de Natal. «Embora as origens da aletria sejam difíceis de traçar, esta sobremesa portuguesa clássica teve, possivelmente, origem nos Mouros, que ocuparam o país durante mais de 500 anos», diz Von Klein. Polvilhada com canela e sementes de romã, tem aparecido nas ementas natalícias desde essa altura. Para uma refeição típica de Natal, Von Klein recomenda a aletria como parte de um menu à portuguesa: Bacalhau com couve, batatas e azeite, e Carne de Porco à Alentejana ou peru assado recheado. Veja a receita aqui.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Natal e a passagem de ano são duas festas que, embora diferentes de país para país, giram sempre em torno da família, dos amigos e da comida.

Para celebrar a época festiva, a Airbnb pediu a alguns dos seus Anfitriões de Experiências para partilhar as receitas favoritas típicas desta altura. Desde sopas a sobremesas, os anfitriões de todo o mundo escolheram os seus pratos preferidos e explicaram como prepará-los em casa.

Nas Receitas para as Festas de Todo o Mundo, surge uma receita enviada pelo Chef Tolga Von Klein, anfitrião da experiência Aula de Marisco Português em Lisboa. Para uma refeição típica de Natal, Von Klein recomenda uma sobremesa bastante comum nas mesas dos portugueses – Aletria.

As celebrações do Natal ou do Fim de Ano nunca são idênticas — mas quer esteja na Cidade do Cabo, em Singapura ou em São Francisco, há sempre comida para partilhar.

De acordo com um inquérito feito pela Harris Poll/Airbnb, a maioria dos viajantes (54%) gosta tanto de cozinhar como de comer fora quando está em viagem — por isso, não é surpresa nenhuma que as Experiências gastronómicas, como aulas de culinária com célebres chefs locais, sejam das preferidas dos hóspedes da Airbnb.

Conheça, na fotogaleria acima, alguns pratos típicos da época natalícia de diferentes regiões.


Veja também:
As piores árvores de Natal de sempre
Estes são os 50 melhores pratos do mundo