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Soluções rápidas para os problemas mais incómodos das viagens

Descubra quais são as soluções para os problemas mais incómodos durante as viagens, clicando nas setas. [Fotografias: iStock]
Overbooking Problema Ao contrário que se pode pensar, há um número considerável de pessoas que, todos os dias, não comparece aos voos programados. Assim, as companhias aéreas costumam vender mais bilhetes do que o número de lugares que têm disponíveis. O objetivo é lucrar, pois as empresas de aviação contam com essa não-presença de viajantes. Isto cria vários problemas aos passageiros que têm bilhete mas que se deparam com a situação de não haver lugares livres.
Solução Os passageiros têm direitos e podem recorrer para serem compensados. Por lei, as companhias aéreas são obrigadas a reembolsar as pessoas por voos com excesso de reservas, mas nem sempre assumem as suas obrigações nesses casos. A AirHelp, bem como outras empresas do género, oferece assistência gratuita aos viajantes quando estas situações acontecem – intervém para que os passageiros aéreos tenham direito a compensação por voos com overbooking, atrasos, cancelamentos, ligações perdidas ou bagagem danificada.
Táxis duvidosos Problema Más experiências com táxis ou taxistas pelo mundo são passíveis de acontecer. De desvios inesperados a taxímetros irregulares (ou até mesmo inexistentes), imensos turistas acabam por perder dinheiro. Muitos são transportados para locais imprevistos, sem rumo ou confrontados com uma tarifa astronómica.
Solução Antes de chamar um táxi, é importante ter ideia da rota e do tempo necessário para chegar ao destino (use o Google Maps para ter uma ideia). Nunca se esqueça de verificar se o veículo está equipado com taxímetro e se este funciona. Muitos taxistas garantem que sem taxímetro a tarifa será mais baixa - mas não é verdade. Pode também utilizar serviços como a Uber, Lyft, MyTaxi e Cabify, para ter uma ideia mais concreta do que vai pagar. E nunca deixe que um táxi o leve para uma loja ou um estabelecimento que não tenha sido sugerido por si.
Terminais de Multibanco Problema A maioria dos viajantes usa caixas de multibanco por todo o mundo mas nem sempre estão atentos à fila de pessoas atrás. E normalmente, as operações nos terminais demoram mais tempo para turistas do que para os habitantes locais. Caso alguém o aborde a meio de um levantamento, tome atenção. A caixa multibanco pode estar equipada com um skimmer – aparelho destinado a copiar os dados do cartão para mais tarde serem clonados. E muitas vezes a pessoa que se dirige a si tem uma câmara escondida para registar o seu pin.
Solução Antes de colocar o cartão, certifique-se que o leitor não está solto ou que o cartão não ressalta ao inseri-lo na máquina. Tape sempre as teclas com as mãos para evitar que alguém tome conhecimento do seu pin. Caso suspeite de qualquer ato ilícito entre em contacto com o seu banco. E nunca, mas mesmo nunca, permita que alguém cancele a sua operação ou esteja perto quando digitar o seu código secreto.
Redes Wi-Fi Problema Ter internet em qualquer altura e sem interrupções durante as viagens continua a ser um problema. Existem redes Wi-Fi abertas que parecem ser uma boa ideia e uma solução simples para as necessidades durante a ligação aérea. Mas ao aceder a uma rede sem proteção está a deixar os seus dados pessoais e financeiros disponíveis a qualquer pessoa que pretenda se apoderar deles. É uma prática comum usada no roubo de identidade.
Solução Não precisa de ligar-se à primeira rede que encontra, espere até encontrar uma rede mais segura. Se estiver num hotel, café, restaurante, aeroporto ou outro estabelecimento, deve pedir acesso à rede oficial do estabelecimento. Pode também utilizar uma ligação VPN – rede privada – com segurança adicional.
Habitantes Locais e Ofertas Problema Em qualquer altura da viagem pode ser abordado por um habitante local que quer oferecer-lhe uma pulseira, um colar ou outra bugiganga. Apesar de parecer um ato bondoso e inofensivo, assim que aceitar o presente a pessoa que o ofereceu vai exigir um pagamento. E ainda é mais comum que essa pessoa siga o viajante tentando criar confusão.
Solução Só tem que seguir o concelho que os seus pais lhe deram durante a infância, e que continua a ser uma boa recomendação, - não aceite presentes de estranhos. Para evitar qualquer tipo de burlas tente proteger-se ao máximo e use o bom senso, vai ajudar muito nestas situações.

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Quem vai de viagem sabe perfeitamente que é na época alta que o risco de burlas aumenta. Diariamente existem centenas de viajantes, vítimas de golpes e enganos que, dessa forma, veem as férias arruinadas.

A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, disponibiliza algumas sugestões para o ajudar a lidar com alguns destes infortúnios.

Os turistas costumam ser fáceis de identificar no aeroporto e são normalmente vistos como alvos de engodos e golpes. Para prevenir problemas, a AirHelp fornece um guia prático para evitar situações incómodas durante as viagens. Estas podem acontecer na chegada ao aeroporto, no trânsito ou enquanto dá um pequeno passeio.

A AirHelp, presente em Portugal desde 2013, é uma empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos e líder mundial na obtenção de compensações por perturbações em voos, como atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque.

Se viajar e deparar-se com alguma destas anomalias, que podem estragar-lhe as férias, não se preocupe. Conheça as sugestões da AirHelp para evitar situações incómodas que podem acontecer durante as suas viagens, na fotogaleria acima.

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