Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova tour pelo Vietname em tributo a Anthony Bourdain

Veja as fotografias da viagem pelo Vietname e pelo Camboja, de Céu Guarda, clicando nas setas. (Fotografias: Céu Guarda)
Da cidade às praias, do movimento das motorizadas à tranquilidade das estâncias balneares. No Vietname, os extremos continuam a tocar-se: ideologia comuninista, apelo capitalista.
Angkor Wat está junto à cidade de Siem Reap, no Camboja. Este complexo de arquitetura khmer foi distinguido como Património da Humanidade pela UNESCO em 1992.
Nha Trang, Da Lat e Hanói foram as cidades visitadas no Vietname.
Os mercados de rua são um barómetro na Ásia. Do que se come, do que se vende, mas também dos preços praticados, dos hábitos das populações e da interação social. Não faltam os sons e os cheiros.
Quase um terço da população tem menos de 15 anos e apenas 3% ultrapassa os 65 anos de idade.
O princípio do Yin e do Yang aplica-se a quase tudo no dia-a-dia vietnamita. Não faltam contrastes que acabam por criar o equilíbrio necessário. É assim na religião e na gastronomia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O famoso chef Anthony Bourdain faleceu em junho e foi, entre muitos outros ofícios, um pioneiro da gastronomia. Viajou pelo mundo, conheceu pessoas e descobriu culturas e técnicas de cozinha. E a primeira viagem ao Vietname teve um profundo impacto no aclamado apresentador e chef.

Em honra desta ligação especial com o país, a empresa de excursões vietnamita, Exotic Voyages, acabou de lançar o seu novo itinerário gastronómico – «A Tribute to Anthony Bourdain: Taste of Vietname». O percurso é liderado por Diep Nguyen que trabalhou com Bourdain no episódio do Vietname, na série televisiva de 2016 Parts Unknown.

Diep Nguyn disse: «Anthony tem sido a minha inspiração ao longo dos anos e sei que ele despertou a curiosidade gastronómica em muitas pessoas pelo mundo. (…) Durante o tempo em que trabalhei com Bourdain, observei como é que ele conseguia alterar as perspetivas das pessoas em relação a diferentes culturas e gastronomias mas, mais importante que isso, como ele quebrou as barreiras linguísticas através da cozinha».

O itinerário tem a duração de 14 dias e 13 noites, atravessando nove cidades do Vietname – de Ho Chi Minh City a Hanoi. As atividades incluem cruzeiros no rio Mekong Delta, desvendar lojas de seda em Hoi An ou encher o estômago com a deliciosa comida de rua. Este percurso inclui também vários restaurantes que Bourdain visitou enquanto gravava a série televisiva.

No primeiro dia, em Ho Chi Minh, terá a possibilidade de jantar no restaurante Com Nieu Sai Gon, que apareceu no episódio 10, da temporada 5, na série televisiva No Reservations (março, 2009) e era o local favorito do chef na cidade. Em Hanoi, vai visitar o mesmo restaurante onde o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, e Anthony Bourdain beberam uma cerveja e comeram uma sopa, no episódio de estreia da temporada 8, da série televisiva Parts Unknown (setembro, 2016) – as cadeiras e a mesa que ocuparam estão agora preservadas numa estante de vidro.

Para marcar a sua excursão, aceda ao site da Exotic Voyages e clique em «Customizar este itinerário». Deve mencionar o número de viajantes que vão participar, as idades, o orçamento, interesses e tempo disponível. A viagem começa no aeroporto de Ho Chi Minh’s Tan Son Nhat e os preços por participante rondam os 3 247 euros – não incluindo ligações aéreas.

A excursão «A Tribute to Anthony Bourdain: Taste of Vietname» funciona durante o ano inteiro. Para mais informações, não hesite em contactar a empresa de turismo Exotic Voyage. Faça uma viagem fotográfica pelo Vietname e pelo Camboja, com fotografias de Céu Guarda, na fotogaleria acima.

(Fotografia: Carlos Barria/Reuters)


Recorde tudo sobre o chef e apresentador, lendo o artigo do editor da revista Volta ao Mundo, Ricardo Santos, «Anthony Bourdain. Tudo em pratos limpos», publicado no Diário de Notícias.

Anthony Bourdain revela os erros que a maioria dos viajantes cometem


Veja também:
Os conselhos que Anthony Bourdain deixou a todos os viajantes
Companhia aérea do Vietname lança calendário polémico com assistentes de bordo