Publicidade Continue a leitura a seguir

Passageira descobre que o seu lugar no avião é…na casa de banho

Conheça quais são os melhores lugares dos aviões para cada tipo de necessidade dos passageiros, clicando nas setas.
Mais espaço para as pernas Se pretende uma viagem confortável e com mais espaço para as pernas, escolha um lugar junto à porta de saída. Esses lugares têm mais espaço para que em caso de emergência os passageiros possam mover-se mais rapidamente. O CEO da RLM PR (agência de relações públicas), Richard Laermer, sublinha: «Mas atenção, os lugares da frente do avião junto à saída de emergência não reclinarão, mas os da fila de trás sim».
Dormir melhor Se gosta de descansar um pouco durante as viagens de avião o mais aconselhável é reservar um lugar junto à janela. Segundo o co-CEO da SmarTours, Greg Geronemus, é mais fácil dormir encostado à janela do que com uma almofada para o pescoço. «Pode ainda controlar a sua exposição à luz» acrescenta Greg. Evite a ultima fileira de lugares.
Maior espaço para os braços Os lugares dos aviões não são sempre confortáveis. Se costuma sentir-se preso quando viaja, ter mais espaço para os braços pode melhorar a viagem. O fundador da Seatlink.com, Dan Suski, afirma: «os lugares junto à janela de emergência normalmente não têm apoios de braços e o espaço que é atribuído ao lugar é o mesmo».
Viajar com um bebé Segundo a fundadora do site Have Baby Will Travel, Corinne McDermott, se viajar com bebés ou crianças escolha lugares perto da parte de trás do avião. «Normalmente as casas de banhos preparadas para crianças são na cauda do avião e caso preciso de alguma coisa está perto das assistentes de bordo» disse McDermott.
Viajar com várias crianças Segundo Richard Laermer as crianças costumam ficar mais calmas quando não estão sentadas perto de outras crianças. «Se os separar eles têm tendência em estar quietos a ler ou a ver televisão. (…) Agem como viajantes independentes.», conclui Laermer.
Evitar doenças O interior dos aviões é um local favorável à transmissão de doenças. E contrariamente ao que se pensa a circulação do ar não é problema principal. Segundo o médico Ray Casciari o contacto físico é o caso central de transmissão; «Quando entra em contacto com outro passageiro os germes podem ser transmitidos das mãos para a cara». Não importa o lugar do avião que escolhe nestas situações é aconselhável que ande sempre com lenços ou um produto desinfetante.
Pouca turbulência A turbulência a bordo de um avião pode tornar a viagem um pouco instável. No entanto os lugares por cima e a seguir à asa da aeronave não são tão afetados e são aqueles que deve escolher. Segundo o piloto e fundador da SOAR, Tom Bunn, o centro do avião não é tão atingido pela turbulência como a parte de trás ou a da frente.
Serviço de bordo mais rápido Para quem tem sempre apetite e espera pela refeição durante o voo, é aconselhável que escolha um lugar junto à cabine, na dianteira do avião. Laermer sugere: «Evite reservar voos apenas com uma casa de banho, é os que têm pior atendimento e sempre que quiser ir à casa de banho vai ter de passar pelo carro de serviço».
Manter-se quente Mesmo com uma camisola extra costuma ter frio durante as viagens? Segundo Dan Suski deve tentar evitar lugares onde existe mais corrente de ar. «Os lugares junto às portas de saída são invariavelmente mais frios do que os outros» afirma Suski.
Espaço para a mala perto de si Em muitas situações as garrafas de oxigénio e o equipamento da tripulação são armazenados nos compartimentos perto das saídas. Por isso, caso pretenda viajar com as suas malas perto de si, é aconselhável que reserve um lugar no meio do avião. Embarcar cedo também ajuda.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A troca de lugares é sempre uma dor de cabeça, mas descobrir que o seu lugar não existe é um cenário ainda pior. Foi exatamente isso que aconteceu a uma passageira da Lion Air que descobriu que o seu lugar era… na casa de banho.

Satwika Ika publicou na página pessoal de Facebook, uma fotografia do pesadelo que foi o seu voo de Palembang para Jacarta, a 16 de setembro, com a companhia aérea low-cost da Indonésia, Lion Air.

De acordo com a Travel and Leisure, a mulher contou que o bilhete custou cerca de 40 euros e estava destinado ao lugar 35F. Mas quando Satwika embarcou, descobriu que a fila de lugares terminava na fileira 34. A casa de banho estava instalada no lugar reservado para ela.

Satwika não foi a única com um lugar imaginário. Um casal que viajava com o filho procurava também os seus lugares na fila 35. A passageira referiu ainda que os assistentes de bordo, a quem ela pediu ajuda, foram «rudes» e «mal-educados». Quando finalmente todos os passageiros embarcaram, Satwika foi encaminhada para um lugar vago no meio da aeronave.

A publicação de Satwika já foi partilhada mais de 10 mil vezes no Facebook, com diversos outros utilizadores a divulgarem também as suas histórias. Após a situação ser conhecida, a companhia aérea rapidamente emitiu um pedido de desculpas formal.

A gestora do gabinete de comunicação da Lion Air, Danang Mandala Prihantoro, explicou que o voo é originalmente operado por um Boeing 737-900ER com 39 filas e capacidade para 215 passageiros. Mas devido a uma troca de última hora a companhia aérea utilizou um Boeing 737-800NG com apenas 34 filas e 189 lugares.

Saiba quais são os melhores lugares dos aviões para cada tipo de necessidade dos passageiros, na fotogaleria acima.

Vídeo mostra dois aviões a aterrarem lado a lado


Veja também:
Quer evitar a turbulência? Piloto revela os melhores lugares no avião
Devemos pôr o telemóvel em modo voo nos aviões?