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Há uma nova forma de descobrir a Islândia com a ajuda de habitantes locais

Saiba o que precisa de saber antes de visitar a Islândia, clicando nas setas. (Foto John Salvino em Unsplash)
1. A comida é extremamente cara Um bagel de salmão comprado num café custa cerca de 15 euros. Uma prato simples num restaurante comum custa cerca de 25 euros e uma refeição completa ultrapassa os 45 euros.
2. A água cheira mal, mas é potável A água na Islândia tem um odor muito sulfúrico - pense em ovos podres, por exemplo -, mas é totalmente potável e sem sabor.
3. Há turistas em todo o lado Nos últimos anos, a Islândia tornou-se um destino da moda, pelas suas maravilhas naturais. E com todas as pessoas a tentar ver os mesmo lugares, ou seja, há multidões um pouco por todo o lado.
4. Há muitos edifícios em construção O aumento do turismo impulsionou a indústria da construção, já que em Reykjavik há guindastes junto a muitas atrações.
5. No inverno, a luz solar é limitada, o que significa que é preciso planear as viagens a contar com isso No verão não é um problema, já que em certos meses, não chega a haver escuridão total. Mas no inverno, as horas de sol são poucas. Há muito para ver e descobrir na Islândia, mas muitas das atrações ficam a 45 minutos de distância - ou mais - umas das outras.
6. As casas de banho disponíveis são poucas e distantes umas das outras - e muitas delas são pagas O melhor é planear as suas idas à casa de banho antes de se fazer à estrada.
7. Passa-se muito tempo dentro de um carro Grandes distâncias são significado de muito tempo dentro de um carro ou de um autocarro.
8. As piscinas termais são más para o cabelo As águas termais são altas em sílica (ou dióxido de silício), o que, apesar de não ser prejudicial, é mau para o cabelo. A Blue Lagoon fornece condicionador para colocar no cabelo antes de dar um mergulho, e adverte que, caso não o coloque, pode ser difícil penteá-lo depois.
9. Não precisa de dinheiro Todos as lojas, cafés, restaurantes e atrações pagas aceitam cartões de crédito. Mesmo para comprar entradas nas casas de banho do Parque Nacional de Thingvellir pode usar o cartão de crédito.
10. Possivelmente não conseguirá ver as auroras boreais As auroras boreais são um fenómeno incrivelmente imprevisível. E para conseguir vê-las, é preciso que uma série de fatores trabalhem em conjunto, como a estação e o tempo. É recomendável uma estada de sete noites para ter mais probabilidades de as ver.
11. O clima é muito inconstante «Não gosta do tempo? Espere cinco minutos» é uma coisa real na Islândia. Vista-se em camadas, pois pode passar de ter calor para congelar apenas em alguns segundos.
12. É melhor reservar a entrada na Lagoa Azul com antecedência Sendo uma das atrações mais populares da Islândia, é recomendável comprar os bilhetes com bastante antecedência.

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Nos últimos anos, a Islândia tornou-se um dos destinos mais populares do mundo e uma viagem de sonho para muitos. Agora, graças a uma companhia aérea, há uma nova forma de descobrir este paraíso inóspito e (quase) selvagem.

A verdade é que nem todos os viajantes gostam de percorrer os principais percursos ou de descobrir os locais mais turísticos em cada destino. Se planeia viajar para a Islândia e visitar os seus próprios pontos de interesse, esta companhia aérea coloca-o em contacto com habitantes locais.

A companhia aérea islandesa Icelandair lançou uma nova linha de apoio, a «Buddy Hotline», que permite aos seus passageiros conectarem-se com um habitante local, e colaborador da companhia, para pedirem conselhos sobre como planear a viagem, os melhores itinerários e dicas que apenas quem lá vive conhece.

Segundo a revista Lonely Planet, os viajantes podem conectar-se com os habitantes através de chamadas telefónicas ou de um chat online, e solicitar recomendações sobre os melhores restaurantes do país, as piscinas geotermais que deve visitar e qualquer outra curiosidade que pretenda esclarecer. De acordo com a companhia aérea, estes «companheiros» são «inteligentes, bem informados e apaixonados por promover o turismo responsável no país».

Um estudo elaborado pela companhia aérea revelou que 68 por cento dos passageiros tem interesse em descobrir dicas dos habitantes locais para planear a própria viagem e cerca de 43 por cento afirma que gosta de realizar as compras localmente, de uma forma mais sustentável.

E razões para uma visita à Islândia não faltam – alguns dos maiores e mais ativos vulcões do planeta, o maior glaciar da Europa, cascatas, géisers, campos de lava, praias de areia preta, icebergues, lagos e piscinas geotermais.

Se pretende usufruir deste novo serviço é melhor apressar-se. A linha de apoio «Buddy Hotline» foi lançada recentemente e estará em serviço até dia 8 de maio de 2019. Descubra mais sobre este novo serviço no site da Icelandair.

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