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Atenção: estes erros podem impedir o direito à compensação se tiver problemas com um voo

Percorra a fotogaleria, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
Check-in com atrasos – A maioria dos passageiros opta por fazer check-in online, contudo, existem ainda vários aeroportos que exigem que os viajantes façam o check-in no aeroporto. Caso os passageiros se atrasem para fazer o check-in, o seu status altera-se para «não compareceu» e podem perder o voo ou serem impedidos de embarcar. Numa situação como esta, os viajantes podem não conseguir a compensação, nem mesmo o reembolso do bilhete.
Antes da viagem, verifique sempre as regras da companhia aérea em questão. É recomendado que os clientes façam o check-in, pelo menos, 45 minutos antes da partida.
Voos de ligação atrasados – Sabia que, se houver um atraso do voo de ligação, os direitos vão depender da forma como esta mesma viagem foi reservada? Caso o voo faça parte de uma única reserva e o atraso no primeiro percurso comprometer a chegada ao destino com três ou mais horas de atraso, os clientes têm direito a receber uma indemnização. Se as passagens de avião foram reservadas em separado e segunda ligação foi perdida por causa de um atraso no primeiro voo, os viajantes podem pedir um reembolso da primeira companhia aérea (que pode incluir compensação, o valor do bilhete do voo perdido e o do novo bilhete). Porém, se os passageiros perderem o voo por tempo insuficiente para fazer o check-in, não terão direito a compensação.
É de mencionar que o tempo mínimo de conexão depende da dimensão do aeroporto e do tipo de viagem. No caso de querer reservar os voos separados, convém certificar-se que vai ter tempo para trocar de avião.
Vouchers de voos – Existem muitas companhias aéreas que oferecem vouchers aos clientes quando os voos sofrem perturbações e pedem ainda aos passageiros um comprovativo em como receberam este voucher. Ainda que aceitável, esta forma de pagamento tem algumas desvantagens. Normalmente, os vales têm prazos e só podem ser utilizados com a companhia aérea que os ofereceu. Já as compensações monetárias podem ser usadas como os clientes quiserem.
Quando os passageiros receberem o voucher devem confirmar o valor. Caso recebam um vale de menor valor do que a sua remuneração, podem pedir um reembolso do dinheiro em falta. Atenção: os vales de refeições ou acomodação não contam como compensação.

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Percorra a fotogaleria para conhecer três erros que podem impedir o direito à compensação caso tenha problemas com um voo.

De acordo com a Skycop, empresa especializada nos direitos dos passageiros, existem diversos erros que podem pôr em risco o direito dos clientes de solicitar uma compensação caso ocorram problemas com os voos.

Segundo o Regulamento da UEA (EC) nº 261/2004, os viajantes têm direito a uma compensação caso a interrupção esteja dentro do controlo da companhia aérea em questão e caso o voo se atrase por mais de três horas.

Clique nas setas acima para conhecer os principais erros que pode cometer e que podem comprometer o direito a receber um indemnização – fique atento. Veja também a infografia lançada pela Skycop para saber mais informações sobre este tema.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Este é o maior erro que os viajantes cometem


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