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Gostava de dar a volta ao mundo num antigo veleiro? Agora já pode

Veja as fotografias e descubra descubra o que nunca lhe disseram sobre os navios de cruzeiro, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Os funcionários dos EUA são os piores trabalhadores a bordo Em cada navio podem coexistir cidadãos de mais de 60 nacionalidades. Com horários que podem chegar às 300 horas por mês, os norte-americanos acabam por receber mais do que os seus colegas de países em vias de desenvolvimento. A culpa é do dólar, dizem os entendidos.
2. A tripulação está treinada para ataques de piratas A situação é rara, mas pode ocorrer. Os tripulantes têm indicações para, em caso de ataque, afastar os hóspedes das janelas e defender o navio com ajuda de canhões de água
3. Quer perder peso? Vá trabalhar para um cruzeiro Enquanto os passageiros passam o dia em volta do buffet, os funcionários têm sempre alguma coisa para fazer: arrumar e limpar os quartos, aspirar corredores, servir refeições, limpar os decks, entre outras atividades. Num mês, um tripulante pode perder até cinco quilos.
4. Pregar partidas aos passageiros Os membros da tripulação gostam de interagir com os passageiros. Isso passa por inventar histórias, como dizer que, na área dedicada aos tripulantes, há outras atrações, como pista de bowling.
5. Fora de serviço, vale tudo Quando termina o turno, os tripulantes também gostam de se divertir. E isso significa, quase sempre, beber. E muito. Os preços são sempre mais baixos do que no bar dos passageiros, os tripulantes asiáticos são doidos por karaoke e as hormonas tendem a estar em ebulição.
6. Seduzir passageiros é proibido São as regras das empresas. Se um tripulante for apanhado em atos sexuais com um passageiro, o mais certo é ser despedido na paragem seguinte do navio. Tudo para que a companhia não seja posteriormente processada por abuso sexual.
7. O Grande Irmão não falha Por todo o navio (fora das cabinas), há câmaras de vigilância a funcionar. Tome atenção ao que faz.
8. O maior poder do passageiro No fim da viagem, a cada cliente é pedido que preencha um formulário sobre a sua experiência a bordo. A forma como se elogia ou critica a tripulação e o serviço influenciam diretamente o valor que os funcionários vão receber de salário e de bónus. Referir pela positiva o nome de um funcionário vai tornar o mês dessa pessoa bem mais simpático.
9. Vidas duplas As longas temporadas passadas a bordo fazem com que muitos tripulantes tenham vidas duplas. Podem ter maridos e mulheres em casa e outro relacionamento fixo no navio.
11. Código secreto Em caso de emergências a bordo, as mensagens são transmitidas pelo sistema sonoro do navio em forma de código. Código Adam, por exemplo, quer dizer “criança desaparecida”. Alfa é para emergência médica, Oscar é homem ao mar e Bravo é incêndio a bordo.
12. As Mafias a bordo Os tripulantes dividem-se em grupos, de acordo com a sua nacionalidade ou com as atividades desempenhadas no navio. Por exemplo, os indianos são tidos muitas vezes como responsáveis por arranjar comida para as festas da tripulação. Os filipinos encarregam-se normalmente do álcool.
13. A morgue do navio Tem que haver uma, já que cerca de 200 pessoas por ano morrem em navios de cruzeiro. Estas morgues podem albergar até seis corpos.
14. Vão partir sem si Se for a terra numa excursão e falhar a hora de regresso, fique a saber que não vão esperar por si. A multa que a companhia terá de pagar para exceder o tempo de permanência no porto não compensa a espera. Volte a horas, é melhor.

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Sempre sonhou em dar uma volta ao mundo num navio? Esta é uma oportunidade única para fazer uma jornada oceânica, entre Lisboa e Tenerife, num grande veleiro português. A viagem irá realizar-se no início de 2020 e as vagas são limitadas.

A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela – anunciou a abertura das inscrições para uma experiência de navegação a bordo do Navio-Escola Sagres (NRP Sagres). Os futuros membros da tripulação vão embarcar em Lisboa, no dia 4 de janeiro de 2020, e navegar até Santa Cruz de Tenerife, atracando a 10 de janeiro de 2020.

Esta oportunidade surge na sequência da volta ao mundo que o NRP Sagres fará em 2020, no âmbito das Comemorações do V Centenário da Cirum-Navegação de Fernão Magalhães. A APORVELA decidiu associar-se a este projeto para que todos os que pretendam tornar-se marinheiros por alguns dias, possam desfrutar desta oportunidade de aprendizagem única.

Em comunicado, João Lúcio, presidente da APORVELA, afirmou: «todos os que fizerem parte desta aventura terão a possibilidade de embarcar num dos mais icónicos navios portugueses e farão parte de uma expedição que ficará para mais tarde recordar. Mais do que navegar num dos mais importantes veleiros do mundo, estamos a garantir a oportunidade de fazer parte da história.»

Nesta expedição marítima com a duração de 371 dias, vai poder participar nas Comemorações dos 500 anos da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas, Chile, marcar presença em Tóquio, Japão, durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, navegar na companhia do navio ESPS Juan Sebastian Elcano, visitar os destinos da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas e ainda marcar presença em algumas cidades da Diáspora Portuguesa.

Apesar dos horários ainda não estarem definidos, o Navio-Escola Sagres tem partida de Lisboa marcada para 4 de janeiro de 2020, com chegada prevista a Santa Cruz de Tenerife, no dia 11 de janeiro de 2020. Só é permitido o embarque a maiores de 15 anos e o preço é de 500 euros por pessoa, incluindo seguro de navegação, alimentação, alojamento em coberta, treino de mar e atividades a bordo.

Pode enviar a ficha de inscrição, de preenchimento obrigatório, para o e-mail geral@aporvela.pt. Para mais informações, visite o site da APORVELA.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir o que nunca lhe disseram sobre os navios de cruzeiro.

Imagem de destaque: APORVELA/D.R