Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são 9 sinais de que está a precisar de férias

Veja as fotografias e conheça os sinais, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Está a sentir-se negativo Está a sentir-se entediado e tem tido dificuldade em encontrar motivação para o seu trabalho onde já tudo o irrita?. Se estes pensamentos negativos começarem a afetar a sua vida pessoal, está na hora de fazer uma pausa.
2. Está com dores no corpo Quando se sente ansioso ou oprimido no trabalho, o seu cérebro lança hormonas do stress como resposta de «luta» ao stress. Ao longo do tempo, as consequências fisiológicas menos benignas desta reação química - aumento da frequência cardíaca, tensão alta, transpiração - podem originar sintomas mais drásticos como dores no peito, nas costas, na cabeça, problemas gastrointestinais, tonturas e até desmaios.
3. Tem dificuldades em dormir A Associação de Psicologia Americana relata que um terço dos millennials não dormem as oito horas por noite recomendadas por não terem tempo, enquanto outro terço não consegue adormecer por ter a cabeça muito ocupada e não conseguir deixar de pensar nos problemas do trabalho.
4. Está a cometer erros no trabalho A resposta «luta ou fuga» faz mais do que prejudicar a sua saúde e influenciar a sua capacidade de dormir - também lhe dá uma visão em túnel. David Ballard, da Associação de Psicologia Americana, disse à revista Forbes: «Quando o stress se torna crónico, temos dificuldade em prestar atenção a outras coisas, porque o nosso foco passa a ser bastante estreito».
5. Está a usar mecanismos para enfrentar o stress que não são saudáveis Se recorre regularmente a um copo de vinho para relaxar, procura conforto em fast food ou alimentos cheios de açúcar, pode estar perto de sofrer um esgotamento. No fim de um longo dia de trabalho, sente-se demasiado cansado para ir fazer exercício físico e acaba por ficar no sofá a ver televisão.
6. Está a ter comportamentos contraproducentes no trabalho Pode não estar a prejudicar deliberadamente os melhores interesses da empresa onde trabalha, mas se estiver a sentir-se cansado e stressado, poderá acabar por ter comportamentos que podem afetar negativamente a sua produtividade ou desempenho no trabalho. Se está com dificuldade em sair da cama de manhã e chegar ao escritório à hora certa, ou se está a sentir-se tão irritado que acaba por discutir com os colegas, está mesmo na hora de tirar uns dias para recarregar energias.
7. Mesmo o menor problema parece difícil de resolver Os projetos que costumavam ser fáceis de abordar começam a parecer cada vez mais difíceis, e os poucos equívocos com os seus colegas de trabalho podem transformar-se em grandes aborrecimentos para si. Michael Kerr, orador em palestras de negócios internacionais e autor do livro «The Humor Advantage», disse ao Business Insider: "A falta de uma perspetiva saudável sobre algumas questões pode ser definitivamente um sinal de que precisa de férias.
8. O trabalho passou a ser a sua vida Trabalha o dia todo, e quando vai para casa continua a pensar no trabalho e acaba por trabalhar mais? Se desistiu dos seus passatempos e atividades preferidas, porque passa todo o tempo a trabalhar ou está demasiado exausto para qualquer outra coisa? Se as suas conversas são sempre em torno do trabalho, está na altura de abrandar um pouco.
9. Está a ter problemas com as pessoas que o rodeiam Está tão stressado, que acaba por descarregar frustrações, aborrecimentos e queixas nos seus amigos, familiares e colegas. Por outro lado, se passa demasiado tempo no trabalho, isso pode mantê-lo longe das pessoas que poderiam ajudá-lo a esquecer os problemas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Atenção: não ignore os sinais de um possível esgotamento. Provavelmente, estará mesmo a precisar de férias.

Muitas pessoas não tiram os dias de férias a que têm direito – que, na maioria dos casos, são 22 dias úteis -, ou porque o trabalho é muito e não têm tempo para isso, ou porque se sentem culpadas se o fizerem.

Uma pesquisa realizada pela empresa de seguros de viagem Allianz Global Assistance, em agosto de 2017, concluiu que 48% dos millennials não usam todo o seu tempo de férias. Numa pesquisa anterior, a Allianz já tinha revelado que 53% dos americanos tinham passado um ano ou mais sem férias, e que 37% tinham passado mais de dois anos sem um único dia de lazer.

E se considera estranho que muitas pessoas não tirem férias por se sentirem culpadas ou por terem vergonha de o fazer, saiba que é esta uma realidade bastante comum – pelo menos noutros países. No ano passado, o Project Time Off da U.S. Travel Association já explicava a ideia de vergonha das férias com o facto de dois terços dos entrevistados declararem que a «cultura da empresa é ambivalente, desencorajadora ou envia mensagens confusas sobre o tempo livre».

No entanto, a importância das férias não pode ser subestimada. O site Psychology Today apresenta dados que mostram como as férias podem reduzir os níveis de stress. Além disso, 81% dos diretores e gerentes de empresas concordam que as férias atenuam um possível esgotamento, que pode causar graves problemas de saúde física e emocional, se for ignorado.

Felizmente, o esgotamento pode ser evitado se cada um aprender a reconhecer quando tem de descansar e tirar umas férias, mesmo que seja para passar uns dias em casa sem trabalhar.

Conheça os sinais de que está a precisar de umas férias, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R