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O que nunca deve perguntar a um funcionário de hotel

Veja as fotografias e descubra as perguntas que nunca deve fazer a um funcionário de hotel, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
«Podemos ter um quarto com vista para mar?» Quando faz a reserva de um quarto de hotel, normalmente está descrito se tem ou não vista para o mar. No entanto, se não encontrar este tipo de opção é porque o hotel não deve ter nenhum para oferecer. Paige T., que trabalha num grupo de reservas associado a um hotel de cinco estrelas da Florida, conta que os hospedes presumem que conseguem sempre observar o oceano, independentemente da área onde estão localizados.
«Porque é que não tenho todas as regalias incluídas na minha estadia?» Os convidados dos resorts de luxo ou de atracções turísticas, costumam receber uma ou duas regalias a mais: descontos em atividades, passes livres e entradas gratuitas para espectáculo. É importante esclarecer na recepção tudo o que está incluído no seu pacote, para que não existam mal entendidos com os funcionários do hotel.
«Posso prolongar a minha estadia, mesmo que o hotel esteja sem vagas?» Só porque passa uma noite num quarto de hotel isso não significa que o mesmo quarto esteja disponível no dia seguinte. A supervisora de recepção, Caela G. partilhou que a maior parte dos hotéis não tem a capacidade para confirmar se um quarto está disponível - até que o próximo hóspede cancele ou não apareça para fazer o check-in.
«Quão perto estamos dos populares locais turísticos?» Dependendo da sua definição de perto, as hipóteses do hotel que reservou estar perto do centro turístico é grande. O mais provável é estar à distancia de um transporte público ou de uma viagem de Uber. Segundo Sophia B., consultora de um hotel em Nova Orleães, a maior parte dos funcionários sabe que responder às suas questões faz parte do trabalho, mas não se importam que os hóspedes façam a própria pesquisa. Isto alivia muito trabalho dos funcionários.
«Porque é que pagamos valores diferentes? Temos um quarto idêntico.» Já reparou que os preçários das companhias aéreas mudam ao longo do ano? Os preços dos quartos de hotel variam de forma semelhante. Alguns hotéis têm programas específicos para os membros premium. Caela G. garante que o preço dos quartos depende da época da reserva e da plataforma onde a realizou.
«Porque é que não posso tirar regalias do carrinho de limpeza? Eu preciso!» A maior parte das regalias nos quartos são para si. No entanto, os empregados de limpeza dos hotéis costumam estar sempre num horário apertado e podem precisar dessas toalhas extra ou de um champô a mais. Se precisar de algo ligue para a recepção ou pergunte primeiro se pode tirar.
«Porquê é que não posso fazer check in mais cedo?» Os hotéis tem rigorosos horários de check in e check out, tal como os empregados de limpeza também os têm. Se chegar horas antes do seu check in, o quarto que reservou pode ainda não estar preparado para si. Sophia B. explica «tentamos sempre que tenha a melhor experiência e que o seu quarto esteja limpo e pronto para si».
«Eu sei que é tarde, mas pode trazer-me isto ao quarto?» Ayoka B., rececionista noturna de um grande hotel em Richmond, Virginia, contou que está sozinha 99 por cento do tempo que passa em serviço. Tem de fazer os check ins, limpar a recepção e ter a certeza que o pequeno almoço está pronto. Então, se tiver disposto a ir à recepção, tem todo o gosto de entregar-lhe o que precisa.
«Marquei o meu quarto através de um site de reservas e o total da minha conta não está certo. É possível corrigir o problema?» Infelizmente não. Os hotéis pagam comissões, entre os 10 e 30 por cento, aos sites de reserva e não têm qualquer controlo sobre as transacções dos hóspedes com estas plataformas. Se fez a sua reserva pela Expedia, Booking.com ou Trivago terá de contactar diretamente a empresa, para tentar resolver o seu problema.
«O transfer do aeroporto pode levar-nos ao centro da cidade?» Muitos hotéis fornecem serviços de transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, mas esses transportes são designados especificamente para isso. Não o levam só a si a um ponto turístico. Se precisar de deslocar-se a outro local, terá de chamar um Taxi, Uber ou um Cabify.
«Porquê é que temos de pagar pelo WiFi?» Fornecer diariamente internet para centenas de hóspedes não sai barato. O hotel precisa de pagar a instalação do serviço e assegurar que este continua ativo. Normalmente, os custos deste serviço estão incluídos dentro do preço total da reserva. Caso este serviço não esteja incluído no preço, terá de pagar individualmente o que usar.

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Quando planeia e organiza a sua viagem de sonho, o principal objetivo é que tudo corra como imaginou.

A escolha do hotel, assim como a reserva do quarto, é algo essencial e prioritário no planeamento das férias. Mas as dúvidas acabam sempre por surgir, mesmo quando já está de férias.

Por todo o mundo é necessário respeitar os costumes e tradições locais. Nos diferentes hotéis de cada país há aspetos culturais que devem ser considerados. Portanto, pense duas vezes antes de fazer certas perguntas aos funcionários do hotel.

Algumas questões que para si podem ser totalmente normais e retóricas podem acabar por ser mal interpretadas, ou consideradas irrealistas. Na maior parte das vezes, pode nem sequer receber uma resposta concreta à sua questão.

Se pretende viajar e não quer que as suas perguntas sejam mal interpretadas, tem de ter prudência. Mas descanse, os funcionários dos hotéis estão lá para o tentar ajudar. Descubra quais as questões que não deve colocar a um funcionário de hotel na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock