Publicidade Continue a leitura a seguir

10 destinos no Sudeste Asiático de que nunca ouviu falar

Veja as fotografias e conheça estes 10 destinos no Sudeste Asiático de que nunca ouviu falar, clicando nas setas. [Imagens: Direitos Reservados]
1. Nan, Tailândia É considerada por muitos a cidade mais remota da Tailândia. Aliás, os difíceis acessos ao local fizeram com que ele permanecesse autónomo durante séculos - apenas nos anos 1930 se tornou parte da Tailândia. Hoje em dia, Nan continua a manter a mística do antigo reino, desconhecido para muita gente. Esta província tem alguns parques nacionais, sendo o mais conhecido o de Doi Khu Pha, onde fica a montanha mais alta e onde se encontram algumas aldeias que são o lar das tribos de Mien, Lu, Hmong e Htin.
2. Província de Loei, Tailândia Loei é uma mistura de montanhas, arrozais, prados floridos e cenários dramáticos que continuam por explorar. É conhecido pelos tailandeses como «Mar das Montanhas» e como a província mais fria do país. Entre os destaques culturais, destaca-se o Phi Ta Kon (ou festival dos fantasmas), que se realiza entre junho e julho (na primeira semana depois da sexta lua cheia do ano). O festival começou como uma tentativa de agradar os espíritos locais encarregues de proteger a terra e garantir uma precipitação adequada. Todos os anos, é feita uma procissão em honra desses espíritos, onde os habitantes de Loei colocam máscaras coloridas feitas a partir de coqueiros.
3. Kratié, Camboja Esta região escassamente povoada mostra a vida rural do Camboja, que em grande parte não foi ainda afetada pelo resto do mundo. Kratié é uma pequena cidade a norte de Phnom Penh. Hoje em dia, já há alguns locais direcionados para os turistas, como pequenos cafés e hotéis junto ao mercado central ou em frente ao rio Mekong. O pôr-do-sol é um espetáculo imperdível: é como assistir à descida de uma toranja gigante em câmara lenta. Como o sol se põe por detrás das árvores, o céu fica pintado de vermelho. A ilha fluvial vizinha de Koh Trong proporciona a possibilidade de ver as gigantescas tartarugas Cantor no seu habitat natural.
4. Parque Nacional de Kirirom, Camboja Fica a duas horas de carro de Phnom Penh. O cenário é completamente diferente do resto do país: pinheiro altos e ar fresco. Longe do caos da capital, há locais para fazer caminhadas calmas ou para andar de bicicleta - já para não referir os mergulhos nas cascatas. Quando o regime dos Khmer Vermelhos se retirou, depois de perder o poder em 1979, guerrilheiros derrubaram o palácio, que ficava em Kirirom, bem como 150 casas que formavam o resort, conhecido por «Montanha Feliz». Alguns edifícios ainda permanecem visíveis.
5. Taiping, Malásia A estrada entre Penang e Ipoh (destinos muito concorridos) tem várias aldeias e cidades que permanecem longe do desenvolvimento turístico e que têm encanto e história próprios. Taiping é talvez a mais falada: os colonialistas ingleses invadiram-na no século XIX e acabaram por lá deixar igrejas, jardins e edifícios neoclássicos. Hoje, bem mais calma, Taiping gira em torno do seu mercado, que tem mais de 130 anos: durante o dia vêem-se vendedores de fruta; à noite, encontram-se vendedores de comida de rua.
6. Praias do Norte de Borneo, Malásia A costa de Simpangan Mengayau tem praias incríveis, quase sem pessoas. Os difíceis acessos e as poucas facilidades turísticas fazem desta zona um local de eleição para o campismo selvagem. Ainda assim, a localidade está a evoluir lentamente e a atrair cada vez mais viajantes: neste momento, há um eco-resort - «Tampat Do Aman» - e alguns Bed & Breakfast (os habitantes transformaram as suas casas à beira-mar em casas de hóspedes). E há muito para fazer: caminhadas pela selva e locais para fazer surf e mergulho.
7. Norte de Maluku (Ilhas Molucas), Indonésia Não há muitos lugares mundo onde se consegue fazer snorkelling com «tubarões andantes» (uma espécie rara) num dia e aventurar-se na selva para conhecer as tribos de caçadores nómadas no dia seguinte; isto para não falar de mergulhar num vulcão subaquático e, depois, visitar o palácio de um sultão. Ternate City, a maior cidade da província do Norte das Molucas, tem uma boa variedade de locais onde ficar hospedado e alguns restaurantes.
8. Sidemen, Bali, Indonésia Plantações de arroz, vistas deslumbrantes para o vulcão e caminhos na selva fazem de Sidemen um local calmo, onde o desenvolvimento turístico ainda não chegou. Passeie pelos arrozais até encontrar um templo, perca-se nos caminhos escuros das florestas ou mergulhe nas incríveis vistas da montanha sagrada de Bali, Gunung Agung. A estrada até ao Templo Mãe de Besakih vale a pena; algumas empresas de turismo organizam subidas até ao vulcão e experiências de rafting. A maior parte dos alojamentos encontram-se fora da aldeia de Tabola.
9. Arquipélago de Con Dao, Vietname Este arquipélago, a pouco mais de 250 quilómetros da cidade de Ho Chi Minh, está ainda longe das atenções da maioria dos turistas. São 16 ilhas de uma beleza natural incrível, com uma vida selvagem maravilhosa - que inclui tartarugas marinhas do Vietname - e uma história curiosa. A ilha maior, Con Son, funcionava como uma colónia penal francesa e, mais tarde, como prisão dos EUA, na qual muitos líderes políticos vietnamitas estiveram presos. Quase toda a localidade é agora um parque nacional com praias selvagens deslumbrantes, orquídeas espalhadas por toda a zona, grandes caminhos ao longo da costa e locais para fazer mergulho.
10. Ilhas do Golfo da Tailândia Ao largo da costa leste do Golfo da Tailândia (16 quilómetros a sul da costa do Camboja) fica a ilha de Phú Quoc, onde o turismo está a começar a desenvolver-se. Junto à ilha, fica o arquipélago de An Thoi, que possui novos locais onde ficar hospedado espalhados pelas suas 15 ilhas. Praias com areia branca e fina, águas cristalinas azul-turquesa e palmeiras - o que é preciso mais? Completamente afastada, entre o continente e Phú Quoc, fica Nam Du. Aqui, os visitantes podem passar a noite junto ao mar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Sudeste Asiático tornou-se num dos destinos preferidos dos viajantes de mochila às costas ou daqueles que procuram umas férias que aliam cultura, história e praias paradisíacas.

Texto de Mafalda Magrini
Fotografias Direitos Reservados

É uma região cheia de contrastes: se por um lado é confusa e barulhenta, por outro transmite paz e serenidade. Florestas, selvas, vulcões e montanhas misturam-se com praias de areia branca e águas cristalinas.

A Tailândia, a Indonésia, o Vietname, o Camboja e as Filipinas são destinos que nos últimos anos têm estado na moda, fazendo com que, para além de serem à partida verdadeiros paraísos, apresentem também turistas e alguma confusão.

Para fugir às multidões, sugerimos-lhe dez destinos de que – muito possivelmente – nunca ouviu falar. Descubra-os na nossa fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R