Publicidade Continue a leitura a seguir

10 melhores cidades na Europa para andar de bicicleta

Conheça as 10 cidades nos slides seguintes.
10. SEVILHA, ESPANHA Grande queda desde a surpreendente quarta posição de 2013. Tem servido de exemplo para outras cidades na região da Andaluzia.
9. Antuérpia, Bélgica Desce dois lugares e mantém-se como a maior cidade belga para andar de bicicleta.
8. Bordéus, França Mantém a posição anterior e tem investido também na rede ferroviária para retirar trânsito das estradas.
7. Nantes, França Desce uma posição em relação a 2013 e está a apostar na retirada de automóveis das principais vias do centro.
6. Malmö, Suécia Sobe três lugares e assume-se como futura concorrência para a vizinha capital dinamarquesa, à distância de uma curta viagem de ferry.
5. Eindhoven, Holanda Há dois anos estava na oitava posição e com tudo para progredir na classificação.
4. Estrasburgo, França É nova no ranking, mas a principal cidade para pedalar em França, com mais de 400 quilómetros de ciclovias.
3. Utrecht, Holanda Fica com o bronze, mas é líder entre as cidades de pequenas dimensões urbanas. Tem um parque para 12 500 bicicletas.
2. Amesterdão, Holanda Cai do primeiro posto, mas as bicicletas continuam a ser uma das suas imagens de marca.
1. Copenhaga, Dinamarca Em 2013 e 2011 estava na segunda posição, mas conseguiu finalmente afastar Amesterdão do primeiro posto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A tendência é cada vez mais assumida nas principais cidades europeias. Nem Lisboa, com as suas sete colinas, subidas e descidas íngremes, foge à moda de ir de bicicleta para o trabalho.

Enquanto, em Portugal, ainda há muito para fazer neste campo – civismo e infraestruturas –, outras cidades dão cartas no maravilhoso mundo das pedaladas urbanas.

Sucessivos estudos sobre o impacto ambiental e financeiro da utilização da bicicleta dão razão aos defensores das duas rodas. Além dos ganhos em termos de saúde, estima-se que cada quilómetro percorrido corresponde a um lucro de 23 cêntimos de euro.

É da Dinamarca, mais concretamente através do índice Copenhagenize Design Company, que chega a classificação das cidades mais amigas dos ciclistas. O estudo começou em 2011 abrangendo 80 cidades, em 2013 já eram 150 e em 2015 chegou-se às 122, todas elas com mais de 600 mil habitantes. Eis as dez primeiras do ranking, para conhecer na fotogaleria acima.


Veja também:
Uma viagem de Londres a Roma de bicicleta em 33 dias
Manuel Montes viajou de bicicleta pela Europa sem dinheiro