Publicidade Continue a leitura a seguir

Viagens dos leitores

Leia nas imagens seguintes as viagens dos leitores.
1 Janete Pereira, Islândia «Magnificent desolation.» Foi assim que Buzz Aldrin descreveu a superfície lunar, e foi exatamente o que senti assim que pisei o solo Islandês. Aqui, é possível sentir a natureza no seu estado mais puro, em todos os seus pormenores, desde as silhuetas das montanhas e dos vulcões à textura da flora que cobre os campos de lava, à força do vento e à magnificência dos glaciares. A Islândia é tudo isto e muito mais. É, acima de tudo, a natureza crua, intocável; é a fantasia das sagas que se sente no ar; é a violência do silêncio; é a capacidade que tem de nos fazer sentir seres insignificantes da forma mais impiedosa que alguma vez conheci. É uma viagem que cria a luta interior entre, por um lado, querer conhecer mais e mais mundo e, por outro, o receio de usurpar e adulterar aquilo que de mais imaculado temos. Tempestades de areia no deserto, flocos de neve, sol intenso, frio cortante, vento irascível, oferece-nos tudo em menos de 24 horas. O fator surpresa é a principal caraterística da Terra do Gelo. Foram dez dias, quase 3000 quilómetros de autocaravana e cada quilómetro tem a capacidade de nos tirar a respiração de uma forma singular. Todas as viagens são diferentes, todas as cidades e todos países têm a sua dinâmica e energia, mas estou certa de que dificilmente encontrarei um destino que ocupe o lugar que a Islândia tem no meu diário de viagens.
2. Duarte Drago, Índia Faço parte de um grupo de três portugueses que viajam pela Índia e têm como destino final o Vietname. A viagem começou em Portugal. Os meus dois colegas arrancaram de Vila Real de Santo António em direção ao Vietname num Peugeout 205 muito velhinho. Uma loucura que apenas foi interrompida na fronteira da Turquia com o Irão (pediram uma licença de passagem do carro, de mil euros). Desde esse ponto viajaram de transportes públicos, apanharam um barco para o Dubai e de seguida voaram para Mumbai, onde nos encontrámos para iniciar a segunda etapa da viagem. Estamos agora em Agra e vamos apanhar um comboio de 12 horas para Varanasi. Toda a viagem está a ser documentada em foto e vídeo. #maevoupovietnam
3. Isabel Vilas Boas Carneiro, Holanda Longe dos tradicionais roteiros turísticos mas perto da emblemática cidade de Amesterdão, a noroeste encontra-se a pitoresca localidade de Zaandam. Os tons esverdeados e a arquitetura peculiar dos edifícios são o principal atrativo para quem deseja desfrutar de um passeio tranquilo e longe das multidões. Os canais e as típicas pontes holandesas não permitem esquecer o belíssimo país onde nos encontramos. Na despedida, apenas fica o desejo de que o verde que colora as casas seja de esperança... de um dia regressar.
4. Cátia Campos Neves, Marrocos Assistir ao nascer do Sol em Erg Chebbi, no deserto do Sara, em Marrocos, foi sem dúvida uma experiência marcante, introspetiva e pessoal, que não deve ser narrada, antes vivida. Erg Chebbi, também conhecido como dunas de Merzouga, é um dos dois grandes ergs (conjunto de dunas) do deserto do Sara. Desta experiência destaco a noite passada por entre as dunas, na companhia dos míticos berberes, e o inesquecível nascer do Sol a que assisti. No final da viagem restou a consciência de que, uma vez mais, terminei a viagem como uma versão melhor de mim própria.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Embarque nesta aventura e partilhe connosco as suas viagens. Conte-nos como foi, enviando as suas fotografias com um pequeno comentário e autorização de publicação numa mensagem pela página do Facebook da Volta ao Mundo, ou através do e-mail: voltaaomundo@globalmediagroup.pt

Fotos em formato jpg e os textos com 200 a 500 carateres, que podem ser alterados em função do espaço disponível.

Boas viagens!


Veja também:
Viagens dos leitores
Deixou de ser professor para viajar pelo mundo a fotografar animais em perigo