Publicidade Continue a leitura a seguir

easyJet vem recrutar a Portugal em outubro

Veja as fotografias e conheça 12 segredos sobre os pilotos de avião que possivelmente desconhece, clicando nas setas. [Imagem: Shutterstock/D.R]
1. As durações do voo são aumentadas para prevenir atrasos Se um voo deve demorar apenas uma hora, terá uma previsão de uma hora e 15 minutos para que, mesmo que se atrase, ainda esteja oficialmente dentro do tempo.
2. Os pilotos não comem a mesma comida que os passageiros «As assistentes de bordo dão-nos refeições especiais. Assim, caso a comida da companhia aérea esteja contaminada, não nos sentimos mal», escreveu o utilizador do site Quora, Hari Sanil.
3. Os pilotos nunca bebem café ou chá no avião Um estudo da EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) descobriu que um em cada oito aviões falha nos padrões de segurança da água. De acordo com um utilizador do Quora, isso ocorre porque os compartimentos para esvaziar as casas de banho e encher a água potável estão próximos uns dos outros. Por isso, a água pode contaminar-se quando as trocas são feitas ao mesmo tempo.
4. As máscaras de oxigénio duram apenas 15 minutos Mas é suficiente para que os pilotos cheguem a uma altitude mais baixa, onde as pessoas já conseguem respirar normalmente.
5. Por vezes, os pilotos esquecem-se de desligar o sinal de «aperte o cinto de segurança» Isso não significa que deva ignorá-lo, mas provavelmente poderá levantar-se e ir à casa de banho, se não houver turbulência há algum tempo.
6. Normalmente, os pilotos dormem no cockpit Muitas funções são automáticas, por isso os pilotos podem descansar entre a descolagem e a aterragem.
7. Os aviões são muitas vezes atingidos por relâmpagos Aparentemente, cada avião é atingido por um relâmpago pelo menos uma vez por ano - mas eles foram construídos para suportar isso mesmo.
8. Os melhores lugares são os sobre ou perto da asa Patrick Smith, piloto e autor do livro «Cockpit Confidential», afirma que «o fluxo geral de ar em qualquer avião é da frente para trás. Por isso, se se está verdadeiramente preocupado em respirar o ar mais fresco possível, ou não ficar com muito calor, sente-se o mais à frente possível». Mas se está preocupado com a segurança, então sente-se nos lugares da asa: tendencialmente, «num acidente, as pessoas nas filas no fim do avião são as primeiras a morrer e de seguida são as pessoas sentadas mais à frente», conclui John Nance, analista de segurança da aviação e capitão reformado de uma companhia aérea.
9. Os pilotos são pressionados para voar com menos combustível As companhias aéreas estão sempre a tentar maneiras de poupar. Os aviões queimam combustível ao transportarem mais combustível. Por isso, muitas vezes, os aviões levam apenas o combustível necessário para a viagem, sem pensar em imprevistos que possam acontecer. Terá sido o que se passou com o avião onde seguia a equipa brasileira de futebol, Chapecoense.
10. Na maioria das vezes, a maneira como é feita a aterragem é um bom indicador da perícia e eficiência de um piloto Por isso, se quiser dizer algo agradável ao piloto quando estiver a sair do avião, diga «boa aterragem!». «Nós agradecemos», afirma Joe D'Eon, piloto de uma grande companhia aérea que tem um podcast em flywithjoe.com.
11. Os pilotos não usam chapéus no cockpit Nas séries e filmes, os pilotos são sempre retratados usando chapéu durante o voo, mas isso não acontece nos dias de hoje.
12. Os pilotos minimizam os problemas Eles nunca dizem que há «zero visibilidade», apenas que há «um pouco de nevoeiro». Um atraso por «razões técnicas» provavelmente significa que algo está partido ou deixou de funcionar. Não se tratam de mentiras - servem apenas para manter os passageiros tranquilos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A easyJet está à procura de comandantes e de co-pilotos de linha aérea para integrarem a sua equipa.

A companhia de aviação low-cost estará no SANA Metropolitan Hotel, em Lisboa, no dia 2 de outubro, das 09h00 às 12h00, e no dia 3, das 08h00 às 12h00 e das 12h30 às 17h00, para realizar ações de recrutamento.

De acordo com informações divulgadas pela easyJet, na manhã do primeiro dia a companhia aérea está a preparar uma sessão informal, convidando «todos os comandantes experientes a conhecer a equipa, as oportunidades e o estilo de vida da easyJet, não sendo necessária qualquer pré-reserva para esta sessão». Já na segunda data de recrutamento, «os candidatos passarão por um processo de avaliação não técnica, através de entrevistas, onde é requerida a pré-reserva».

«O crescimento da easyJet ao longo dos últimos 20 anos em Portugal é fruto da confiança dos nossos passageiros. Naturalmente, este processo de recrutamento é o resultado desse crescimento e do trabalho contínuo da easyJet para reforçar as rotas existentes e estar em condições de explorar novas oportunidades», frisa José Lopes, diretor da companhia para Portugal, em comunicado.

«Este ano orgulhamo-nos de comemorar 50 milhões de passageiros transportados e, como tal, queremos continuar a apostar em comandantes e co-pilotos talentosos e apaixonados para que, juntos, possamos explorar novas oportunidades e celebrar novos recordes”, acrescenta o responsável.

A easyJet está a preparar ações de recrutamento na capital portuguesa, mas garante que «também existem algumas posições disponíveis no Porto». Para participar nestas sessões, os interessados devem registar-se no site na companhia aérea.

Atualmente, a companhia de aviação emprega mais de 3 mil pilotos, que voa em mais de 308 aeronaves Airbus em cerca de 1008 rotas e 34 países.

Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer 12 factos curiosos sobre os pilotos de avião – vai ficar surpreendido.

easyJet inaugurou a nova ligação direta entre Faro e Nápoles


Veja também:
easyJet lança nova rota entre Faro e Manchester

easyJet anuncia ligação Porto-Nice