Publicidade Continue a leitura a seguir

Nortravel anuncia programas para a passagem de ano – há destinos imperdíveis

Veja as fotografias e descubra quais são as tradições de Fim de Ano por todo o mundo, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Partir pratos, Dinamarca Na Dinamarca, é costume guardarem-se os pratos antigos ou que já não são utilizados até ao dia 31 de dezembro. Nessa noite, a tradição passa por atirá-los contra as portas dos familiares e amigos para desejar boa sorte para o novo ano.
2. Comer 12 uvas, Espanha Em Espanha, a tradição de Ano Novo para dar boa sorte implica comer 12 uvas. Tal como em Portugal, onde se comem 12 passas, o objetivo é comer uma uva a cada badalada e pedir um desejo.
3. Tudo redondo, Filipinas Nas Filipinas, o fim de ano gira em torno de dinheiro. O povo acredita que tudo deve ser redondo, para representar moedas e trazer riqueza. Por isso, na noite da passagem de ano, usam-se roupas com bolinhas e comem-se alimentos redondos. As moedas nos bolsos não podem ser esquecidas.
4. Usar roupa interior colorida, América do Sul Em alguns países da América do Sul, é tradição usar roupa interior colorida na noite da passagem de ano e no dia 1 de janeiro. Roupa interior vermelha significa que encontrará amor, dourada ou amarela significa riqueza e branca significa paz.
5. Esconder uma moeda dentro dos bolos, Bolívia Na Bolívia, é tradição cozinhar bolos com uma modela lá dentro - quem a encontrar terá sorte no ano seguinte. [Fotografia Katerina’s Kouzina]
6. Dormir no cemitério, Chile No Chile, algumas famílias passam a noite de 31 de dezembro na companhia de quem já morreu, dormindo no cemitério.
7. Lançar mobília antiga pela janela, África do Sul e Itália Em algumas zonas da África do Sul e Itália, as famílias lançam mobílias antigas pela janela para esquecer o que de mau aconteceu no ano que passou e começar o ano novo com sorte.
9. Passear com a mala de viagem, Equador Em algumas partes do Equador, é tradição dar uma volta pela rua com a mala de viagem vazia para que, no ano seguinte, haja dinheiro e oportunidade para viajar muito.
10. Um beijo à meia-noite, Veneza, Itália A tradição de dar um beijo à meia-noite na passagem de ano é celebrada um pouco por todo o mundo. No entanto, na véspera de Ano Novo, a Piazza San Marco, em Veneza, enche-se de milhares de habitantes locais e turistas para verem o fogo de artifício e para «um beijo em Veneza». [Fotografia: venice-etc.com]
11. Salsicha «cotechino» e cozido lentilhas, Itália Normalmente, os italianos celebram o novo ano com a La Festa di San Silvestro, onde a tradicional salsicha «cotechino» acompanhada de um cozido de lentilhas, que se diz trazer boa sorte, não pode faltar. As lentilhas representam o dinheiro e a fortuna.
12. Sobá Noodles, Japão Na maioria dos lares japoneses, à meia noite do Fim de Ano, as famílias reúnem-se e comem sobá noodles, confeccionadas com trigo sarraceno, para despedir-se do antigo e receber o novo ano. Esta tradição remota ao século XVII e os longos fios de massa simbolizam a longevidade e prosperidade.
13. Oliebollen, Holanda Na Holanda, os famosos Oliebollen, pequenas bolas de massa frita, são vendidos em bancas de rua e tradicionalmente consumidos na noite de Fim de Ano. São recheadas com passas e cobertas com açúcar em pó.
14. Porcos de Massapão, Áustria e Alemanha Nestes países, a noite de Fim de Ano é apelidada de Sylvesterabend, ou a noite de São Silvestre. Os austríacos bebem vinho condimentado com canela e especiarias e decoram as mesas com o tradicional Marzipanschwein – pequenos porcos feitos de massapão. Durante esta época, estes pequenos amuletos de boa sorte são presentes comuns na Áustria e na Alemanha.
15. Tamales, México Típicos da América do Sul, os tamales são especialmente confeccionados nesta época do ano. A massa de milho é recheada com carne, queijo e outros condimentos, e enrolada em folha de banana ou de milho. Qualquer ocasião é boa para comer um tamale e durante o Ano Novo é difícil não encontrar um restaurante com esta iguaria.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Nortravel acaba de lançar a sua programação para a próxima passagem de ano. Comece já a preparar a festa!

O operador turístico Nortravel está a promover a sua programação para o Fim de Ano 2019/2020 com diversas ofertas disponíveis. Anote as várias propostas e aproveite os dias de férias de verão para começar já a planear o réveillon.

A Nortravel já disponibilizou ofertas para a Madeira, como o já habitual Circuito da Madeira de 5 dias (com tudo incluído), assim como estadias na ilha de 4, 5 ou 6 noites, estadias de 4 noites no Dubai (Emirados Árabes Unidos), 3 noites em cidades na Europa, como Budapeste (Hungria), Veneza (Itália), Praga (República Checa) ou Florença (Itália) – algumas com jantar de passagem de ano incluído.

Para além destes destinos, a empresa disponibiliza ainda 4 noites em Istambul (Turquia) e ofertas de praias e combinados no Brasil para Fortaleza, Natal, Recife, Salvador da Bahia e Rio de Janeiro.

Estas ofertas já se encontram disponíveis no site da Nortravel para reservas online. De acordo com informações divulgadas em comunicado, o operador turístico irá ainda adicionar mais ofertas de réveillon para outros destinos.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer algumas tradições de Fim de Ano pelo mundo.

City breaks: os melhores destinos para conhecer em 2019


Veja também:
Os 10 melhores destinos para visitar em 2019
Destinos baratos (e de sonho) para visitar em 2019