Clique nas setas para conhecer as melhores cidades para visitar no próximo ano.
[Imagens: iStock]
10 - Denver, EUA - A capital do Colorado é a décima maior cidade do país e um destino de eleição para snowboarders. Conhecida como uma das cidades mais charmosas dos Estados Unidos, encontra-se «na sua mais recente fase de crescimento», segundo a Lonely Planet.
Descubra mais sobre este destino aqui.
9 - Dubai, Emirados Árabes Unidos - Esta cidade nascida das areias do deserto é outro dos destinos selecionados pela Lonely Planet para conhecer em 2020. Não deixe de visitar o Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo, e o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo (com 828 metros). No próximo ano, o Dubai irá receber a World Expo 2020 e inaugurar o Museu do Futuro.
Saiba mais sobre este destino aqui.
8 - Vancouver, Canadá - Esta é uma cidade jovem e multicultural. Com mar, neve e montanha a menos de uma hora do centro, Vancouver é um destino surpreendente e um dos mais sustentáveis do mundo. Não perca a vista da cidade do topo do Vancouver Lookout.
Clique aqui para descobrir mais sobre Vancouver.
7 - Kochi, Índia- Se ainda não sabe para onde ir nas férias do próximo ano, considere também esta opção. Kochi, uma cidade portuária situada na região sudoeste da Índia, em Kerala, tem de tudo um pouco. A fusão do passado com o futuro fazem deste um dos destinos mais atraentes para explorar em 2020. Não perca a Bienal de Kochi-Muziris no próximo ano.
Clique aqui para ver o nosso portfólio de imagens de rostos e paisagens de uma viagem ao Sul da Índia.
6 - La Paz, Bolívia - Este destino tem recebido cada vez mais turistas vindos dos quatro cantos do mundo. Com inúmeras igrejas e mercados, o centro de La Paz é de visita obrigatória. Sugestões: visite o Mercado das Bruxas, a Calle Jaén, a rua colonial mais bem preservada de La Paz, e ande também no teleférico da cidade.
Na imagem: a famosa Plaza Murillo
Descubra mais sobre este destino aqui.
5 - Bona, Alemanha - Famosa pela Beethoven-Haus, esta cidade europeia ocupa o quinto lugar do ranking. Outrora capital da Alemanha Ocidental, Bona tem muito para oferecer aos visitantes. Em 2020, celebra-se o 250º aniversário de Beethoven, por isso, os turistas podem esperar programação especial durante todo o ano nesta cidade. Não deixe de visitar a Catedral de Bona, o Palácio Poppelsdorf e a Avenida Cherry Blossom, uma das ruas mais bonitas do mundo.
Clique aqui para ver o nosso guia da Alemanha.
4 - Galway, Irlanda - De acordo com a Lonely Planet, esta cidade portuária na costa oeste da Irlanda é «brilhantemente boémia» e também «a cidade mais envolvente» do país. Entre pubs com música ao vivo, lojas tradicionais, cafés e galerias de arte, Galway surpreende a cada esquina. Eleita Capital Europeia da Cultura em 2020, promete um calendário repleto de atividades ao longo do ano.
Saiba mais sobre este destino aqui.
3 - Cairo, Egito - Este é um destino para visitar, pelo menos, uma vez na vida. Cenário das aventuras de Indiana Jones, este destino situado nas margens do rio Nilo é uma verdadeira surpresa. Sugestões: visitar as pirâmides, uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a Praça Tahrir. O Grande Museu Egípcio deverá abrir portas no próximo ano. Não faltam razões para marcar viagem para o Cairo.
Leia a crónica de José Luís Peixoto sobre o Cairo.
2 - Washington D.C, EUA - No próximo ano, comemora-se o 100º aniversário da 19ª Emenda, que concedeu às mulheres o direito de votarem. Por isso, diversos museus icónicos, como a National Portrait Gallery ou o Museu Nacional de História Americana terão exposições especiais relacionadas com este marco dos direitos humanos durante o ano de 2020.
Clique aqui para conhecer a fórmula ideal para visitar os Estados Unidos numa semana.
1 - Salzburgo, Áustria - Situada nas margens do rio Salzach, no centro-oeste do país, é a quarta maior cidade da Áustria, depois de Viena, Graz e Linz. Terra natal do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, Salzburgo serviu de cenário para as gravações do célebre filme Música no Coração, de 1965, protagonizado por Julie Andrews. Evento a não perder no próximo ano: Festival de Salzburgo (que completa 100 anos em 2020).
Descubra mais sobre a capital austríaca aqui.
A maioria dos turistas portugueses pretende viajar este ano, com quase 29% a afirmarem que vão realizar um período de férias e 16,4% quatro ou mais, segundo um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo hoje divulgado.
«O estudo revela as intenções de férias do turistas nacionais para 2020, sendo que 89% dos sujeitos da amostra pretendem viajar este ano», indicou, em comunicado, o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).
Quase 29% dos inquiridos revelaram que vão fazer um período de férias, 26,9% dois períodos, 15,1% três períodos e 16,4% quatro ou mais.
Dos que vão gozar férias mais longas em 2020, perto de 60% declararam que vão fazer um ou dois períodos de férias até três noites.
Por sua vez, verificou-se que, considerando a duração da viagem, a tendência é para fazer «uma ou duas viagens até três noites e uma de quatro a sete noites», sendo que 49% declararam que não vão fazer uma viagem com mais de sete noites.
O estudo apontou ainda que nove em cada dez turistas portugueses utilizam aplicações de GPS para se orientarem nos destinos, destacando-se o “Google Maps” como a mais utilizada.
No entanto, o estudo, desenvolvido em parceria com a Soltrópico, concluiu que 40% dos turistas portugueses recorrem a mapas físicos, resultado «que vai ao encontro da crescente digitalização da informação disponível».
Ainda no âmbito das atitudes praticadas no destino, 91% dos portugueses indicaram que se tiverem dúvidas sobre os sítios a visitar «recorrem normalmente» a aplicações e recomendações na internet, enquanto sete em cada dez inquiridos assume também recorrer aos postos de turismo para validar essas informações.
Para a realização deste estudo foi aplicado, entre 19 de novembro e 03 de dezembro de 2019, um questionário promovido através de uma campanha “online“, tendo-se registado 518 inquéritos válidos.
Entre os que responderam ao questionário, 75% são mulheres, 48% são casados ou em união de facto e 71% têm o ensino superior.
Já no que se refere à faixa etária, predominam os indivíduos da “geração millennial”, entre os 18 e os 40 anos.
Percorra a fotogaleria acima para conhecer as 10 melhores cidades para visitar em 2020.